Maior diamante de Angola nas mãos de empresa-fantasma do marido de Isabel dos Santos

Isabel dos Santos / Instagram

Isabel dos Santos e o marido Sindika Dokolo no Dubai.

A joalharia suíça do marido de Isabel de Santos, detida por uma “empresa-fantasma” com capitais do empresário e do estado angolano, adquiriu o maior diamante já encontrado em Angola. O negócio foi feito com um intermediário do Dubai por valores não revelados.

Foi este intermediário do Dubai, a Nemesis International DMCC, quem anunciou o negócio com a De Grisogono SA, joalharia suíça que faz parte da preferência de muitas vedetas mundiais, como Sharon Stone e Heidi Klum, e que é detida em 75% por uma offshore com capitais de Sindika Dokolo, o marido de Isabel dos Santos, e de uma empresa estatal angolana.

O diamante de 404 quilates e sete centímetros de comprimento, o maior já encontrado em Angola e o 27º maior do mundo, foi encontrado pela companhia mineira australiana Lucapa, numa exploração em parceria com o estado angolano no campo do Lulo, na Lunda Norte.

O diamante foi vendido à Nemesis por 22,5 milhões de euros, de acordo com a agência Bloomberg, mas não se sabe por que valor foi revendido agora, à De Grisogono SA.

Em 2014, a revista Forbes divulgou uma investigação do jornalista angolano Rafael Marques em que este revelava as ligações entre Isabel dos Santos e o negócio dos diamantes.

O jornalista relatava como a De Grisogono foi adquirida, em 2012, por Sindika Dokolo através da “empresa-fantasma” Victoria Holding Limited, com sede em Malta.

A Victoria Holding foi criada, em 2010, como uma parceria entre a empresa estatal angolana Sodiam (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola) e a empresa holandesa Melbourne Investments que tem Dokolo como o único proprietário.

A Sodiam tem o direito exclusivo de comercialização de diamantes de Angola para o estrangeiro, pelo que, tendo em conta estes contornos, se pode concluir que a empresa estatal teve, mesmo que por via de terceiros, parte no processo como vendedora e compradora deste mega-diamante que vai levar cerca de seis meses a polir.

O site Maka Angola, alimentado por Rafael Marques, lembra a complexa rede que envolve os negócios de Dokolo, com o envolvimento de Isabel dos Santos e de dinheiros do estado angolano, e realça ainda a situação de miséria das populações das chamadas Lundas, onde se extrai a maioria dos diamantes encontrados em Angola e designadamente o que é alvo da notícia, notando que vivem em “condições sub-humanas”, com a falta das mais básicas infraestruturas.

O mesmo site refere ainda que na campanha eleitoral de 2012, José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, se queixou de que as receitas da extracção de diamantes não chegavam “sequer para pagar as estradas”.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. depois vem para a comunicação social, redes sociais, etc, dizer que começou a fortuna a vender ovos. a culpa nao é deles, a culpa é de quem lhes abre as portas para comprarem quase tudo, serem acionistas de grandes empresas, sabendo que a fortuna deles é de origem duvidosa (desviar dinheiro de angola para as contas deles).

  2. Então e alguém duvida que os comunas ávidos por capital também não o seriam por pérolas de valor, comunismo fome e miséria para os submissos e manipulados, para os chefes a parte maior da riqueza; já se viu algum país do mundo sob a bandeira comunista ter um nível de vida exemplar?.

    • Angola comunista?!
      Hahahaa…
      Aí o que a ignorância (misturada com a estupidez) faz!..
      Nem a Rússia ou a China, quanto mais Angola onde está tudo na mão de uma família e “amigos”!

  3. A princesinha gorilinha filha do gorilao-pecador, continua a sacar diamantes e riqueza à gorilada de animalecos e outros primatoides que corruptamente chulam o POVO ANGOLANO. Essa gorilada de primatoides SAO OS EFECTIVOS COLONIZADORES DE ANGOLA (no pior sentido do termo Colonizador) apesar de serem nativos angolanos! O QUE AINDA É PIOR (em apenas 40 anos…) QUE OS Portugueses Administradores Ultramarinos fizeram em 450 anos ! Maldita gorilada de exploradores do seu POVO!

  4. Pois os donos de uma empresa fantasma, hiperbronzeados, vêm agora tentar mandar em Portugal, à custa da fome , da miséria e da doença do POVO ANGOLANO, que, nos planaltos desse lindo país que foi a Angola sob administração portuguesa ainda hoje reclama e quer ser português. Ironia do destino! E como explica o camafeu da rapariga e o troglodita do macho que a acompanha tantos e tantos milhões? foi a vender ovos? foi a tirar, petróleo a balde? foi a trabalhar para o bem da população de Angola?- Foi à sombra de um governo cleptómano liderado pelo ex- terrorista e agora candidato, se calhar, ao prémio nobel da paz chamado o Sr. Santos presidente da república de bananas angolana. Sem ter de prestar contas a ninguém qualquer um pode ser rico, não é?

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …