Maior diamante de Angola nas mãos de empresa-fantasma do marido de Isabel dos Santos

Isabel dos Santos / Instagram

Isabel dos Santos e o marido Sindika Dokolo no Dubai.

A joalharia suíça do marido de Isabel de Santos, detida por uma “empresa-fantasma” com capitais do empresário e do estado angolano, adquiriu o maior diamante já encontrado em Angola. O negócio foi feito com um intermediário do Dubai por valores não revelados.

Foi este intermediário do Dubai, a Nemesis International DMCC, quem anunciou o negócio com a De Grisogono SA, joalharia suíça que faz parte da preferência de muitas vedetas mundiais, como Sharon Stone e Heidi Klum, e que é detida em 75% por uma offshore com capitais de Sindika Dokolo, o marido de Isabel dos Santos, e de uma empresa estatal angolana.

O diamante de 404 quilates e sete centímetros de comprimento, o maior já encontrado em Angola e o 27º maior do mundo, foi encontrado pela companhia mineira australiana Lucapa, numa exploração em parceria com o estado angolano no campo do Lulo, na Lunda Norte.

O diamante foi vendido à Nemesis por 22,5 milhões de euros, de acordo com a agência Bloomberg, mas não se sabe por que valor foi revendido agora, à De Grisogono SA.

Em 2014, a revista Forbes divulgou uma investigação do jornalista angolano Rafael Marques em que este revelava as ligações entre Isabel dos Santos e o negócio dos diamantes.

O jornalista relatava como a De Grisogono foi adquirida, em 2012, por Sindika Dokolo através da “empresa-fantasma” Victoria Holding Limited, com sede em Malta.

A Victoria Holding foi criada, em 2010, como uma parceria entre a empresa estatal angolana Sodiam (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola) e a empresa holandesa Melbourne Investments que tem Dokolo como o único proprietário.

A Sodiam tem o direito exclusivo de comercialização de diamantes de Angola para o estrangeiro, pelo que, tendo em conta estes contornos, se pode concluir que a empresa estatal teve, mesmo que por via de terceiros, parte no processo como vendedora e compradora deste mega-diamante que vai levar cerca de seis meses a polir.

O site Maka Angola, alimentado por Rafael Marques, lembra a complexa rede que envolve os negócios de Dokolo, com o envolvimento de Isabel dos Santos e de dinheiros do estado angolano, e realça ainda a situação de miséria das populações das chamadas Lundas, onde se extrai a maioria dos diamantes encontrados em Angola e designadamente o que é alvo da notícia, notando que vivem em “condições sub-humanas”, com a falta das mais básicas infraestruturas.

O mesmo site refere ainda que na campanha eleitoral de 2012, José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, se queixou de que as receitas da extracção de diamantes não chegavam “sequer para pagar as estradas”.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. depois vem para a comunicação social, redes sociais, etc, dizer que começou a fortuna a vender ovos. a culpa nao é deles, a culpa é de quem lhes abre as portas para comprarem quase tudo, serem acionistas de grandes empresas, sabendo que a fortuna deles é de origem duvidosa (desviar dinheiro de angola para as contas deles).

  2. Então e alguém duvida que os comunas ávidos por capital também não o seriam por pérolas de valor, comunismo fome e miséria para os submissos e manipulados, para os chefes a parte maior da riqueza; já se viu algum país do mundo sob a bandeira comunista ter um nível de vida exemplar?.

    • Angola comunista?!
      Hahahaa…
      Aí o que a ignorância (misturada com a estupidez) faz!..
      Nem a Rússia ou a China, quanto mais Angola onde está tudo na mão de uma família e “amigos”!

  3. A princesinha gorilinha filha do gorilao-pecador, continua a sacar diamantes e riqueza à gorilada de animalecos e outros primatoides que corruptamente chulam o POVO ANGOLANO. Essa gorilada de primatoides SAO OS EFECTIVOS COLONIZADORES DE ANGOLA (no pior sentido do termo Colonizador) apesar de serem nativos angolanos! O QUE AINDA É PIOR (em apenas 40 anos…) QUE OS Portugueses Administradores Ultramarinos fizeram em 450 anos ! Maldita gorilada de exploradores do seu POVO!

  4. Pois os donos de uma empresa fantasma, hiperbronzeados, vêm agora tentar mandar em Portugal, à custa da fome , da miséria e da doença do POVO ANGOLANO, que, nos planaltos desse lindo país que foi a Angola sob administração portuguesa ainda hoje reclama e quer ser português. Ironia do destino! E como explica o camafeu da rapariga e o troglodita do macho que a acompanha tantos e tantos milhões? foi a vender ovos? foi a tirar, petróleo a balde? foi a trabalhar para o bem da população de Angola?- Foi à sombra de um governo cleptómano liderado pelo ex- terrorista e agora candidato, se calhar, ao prémio nobel da paz chamado o Sr. Santos presidente da república de bananas angolana. Sem ter de prestar contas a ninguém qualquer um pode ser rico, não é?

RESPONDER

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …