Maior diamante de Angola nas mãos de empresa-fantasma do marido de Isabel dos Santos

Isabel dos Santos / Instagram

Isabel dos Santos e o marido Sindika Dokolo no Dubai.

A joalharia suíça do marido de Isabel de Santos, detida por uma “empresa-fantasma” com capitais do empresário e do estado angolano, adquiriu o maior diamante já encontrado em Angola. O negócio foi feito com um intermediário do Dubai por valores não revelados.

Foi este intermediário do Dubai, a Nemesis International DMCC, quem anunciou o negócio com a De Grisogono SA, joalharia suíça que faz parte da preferência de muitas vedetas mundiais, como Sharon Stone e Heidi Klum, e que é detida em 75% por uma offshore com capitais de Sindika Dokolo, o marido de Isabel dos Santos, e de uma empresa estatal angolana.

O diamante de 404 quilates e sete centímetros de comprimento, o maior já encontrado em Angola e o 27º maior do mundo, foi encontrado pela companhia mineira australiana Lucapa, numa exploração em parceria com o estado angolano no campo do Lulo, na Lunda Norte.

O diamante foi vendido à Nemesis por 22,5 milhões de euros, de acordo com a agência Bloomberg, mas não se sabe por que valor foi revendido agora, à De Grisogono SA.

Em 2014, a revista Forbes divulgou uma investigação do jornalista angolano Rafael Marques em que este revelava as ligações entre Isabel dos Santos e o negócio dos diamantes.

O jornalista relatava como a De Grisogono foi adquirida, em 2012, por Sindika Dokolo através da “empresa-fantasma” Victoria Holding Limited, com sede em Malta.

A Victoria Holding foi criada, em 2010, como uma parceria entre a empresa estatal angolana Sodiam (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola) e a empresa holandesa Melbourne Investments que tem Dokolo como o único proprietário.

A Sodiam tem o direito exclusivo de comercialização de diamantes de Angola para o estrangeiro, pelo que, tendo em conta estes contornos, se pode concluir que a empresa estatal teve, mesmo que por via de terceiros, parte no processo como vendedora e compradora deste mega-diamante que vai levar cerca de seis meses a polir.

O site Maka Angola, alimentado por Rafael Marques, lembra a complexa rede que envolve os negócios de Dokolo, com o envolvimento de Isabel dos Santos e de dinheiros do estado angolano, e realça ainda a situação de miséria das populações das chamadas Lundas, onde se extrai a maioria dos diamantes encontrados em Angola e designadamente o que é alvo da notícia, notando que vivem em “condições sub-humanas”, com a falta das mais básicas infraestruturas.

O mesmo site refere ainda que na campanha eleitoral de 2012, José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, se queixou de que as receitas da extracção de diamantes não chegavam “sequer para pagar as estradas”.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. depois vem para a comunicação social, redes sociais, etc, dizer que começou a fortuna a vender ovos. a culpa nao é deles, a culpa é de quem lhes abre as portas para comprarem quase tudo, serem acionistas de grandes empresas, sabendo que a fortuna deles é de origem duvidosa (desviar dinheiro de angola para as contas deles).

  2. Então e alguém duvida que os comunas ávidos por capital também não o seriam por pérolas de valor, comunismo fome e miséria para os submissos e manipulados, para os chefes a parte maior da riqueza; já se viu algum país do mundo sob a bandeira comunista ter um nível de vida exemplar?.

    • Angola comunista?!
      Hahahaa…
      Aí o que a ignorância (misturada com a estupidez) faz!..
      Nem a Rússia ou a China, quanto mais Angola onde está tudo na mão de uma família e “amigos”!

  3. A princesinha gorilinha filha do gorilao-pecador, continua a sacar diamantes e riqueza à gorilada de animalecos e outros primatoides que corruptamente chulam o POVO ANGOLANO. Essa gorilada de primatoides SAO OS EFECTIVOS COLONIZADORES DE ANGOLA (no pior sentido do termo Colonizador) apesar de serem nativos angolanos! O QUE AINDA É PIOR (em apenas 40 anos…) QUE OS Portugueses Administradores Ultramarinos fizeram em 450 anos ! Maldita gorilada de exploradores do seu POVO!

  4. Pois os donos de uma empresa fantasma, hiperbronzeados, vêm agora tentar mandar em Portugal, à custa da fome , da miséria e da doença do POVO ANGOLANO, que, nos planaltos desse lindo país que foi a Angola sob administração portuguesa ainda hoje reclama e quer ser português. Ironia do destino! E como explica o camafeu da rapariga e o troglodita do macho que a acompanha tantos e tantos milhões? foi a vender ovos? foi a tirar, petróleo a balde? foi a trabalhar para o bem da população de Angola?- Foi à sombra de um governo cleptómano liderado pelo ex- terrorista e agora candidato, se calhar, ao prémio nobel da paz chamado o Sr. Santos presidente da república de bananas angolana. Sem ter de prestar contas a ninguém qualquer um pode ser rico, não é?

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …