/

Jóias roubadas de museu de Dresden encontradas à venda na dark web

Jóias roubadas em novembro do chamado Cofre Verde, o museu Grünes Gewölbe, um dos mais antigos do mundo, apareceram à venda na dark web.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, funcionários do grupo israelita CGI, uma empresa especializada em aconselhamento estratégico em negócios e em consultoria de segurança e de cibersegurança, terão trocado mensagens num chat com pessoas que se propunham vender jóias resultantes do assalto ao museu alemão por nove milhões de euros, pagáveis na criptomoeda bitcoin.

O chat estará alojado na chamada dark web, um conjunto de redes que se encontram escondidas, através de sistemas de encriptação, na Internet visível a que o comum utilizador tem acesso. A dark web é usado para atividades ilegais, como a pornografia infantil e a venda de drogas e armas, chegando mesmo até aos homicídios por encomenda.

Um dos objectos cuja compra terá sido proposta aos funcionários da CGI é um diamante de 49 quilates, mundialmente famoso. O outro é uma estrela da Ordem da Águia Branca, a mais alta condecoração polaca.

Em novembro, o museu Grünes Gewölbe, em Dresden, foi assaltado. Os criminosos levaram peças de joalharia do século XVIII de valor incalculável.

Pelo menos quatro ladrões conseguiram entrar no museu pouco antes das 5h locais de segunda-feira (4h em Lisboa) para roubar joias do século XVIII. Onze peças foram roubadas completamente, enquanto partes individuais de três outros objetos estão em falta. Entre as peças levadas está o Dresden White, também conhecido como o diamante branco da Saxónia, de 49 quilates.

Este poderá ser um dos maiores assaltos da história, com peças roubadas no valor de mil milhões de euros. Um vídeo divulgado pela polícia mostra os criminosos a entrar numa sala do museu com lanternas. Um dos assaltantes, encapuzado, partiu uma vitrina com um machado.

Investigadores estão a oferecer uma recompensa de 500 mil euros por qualquer informação do assalto de segunda-feira ao museu Grünes Gewölbe.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.