/

Ventura exige que Vox se retrate após incluir Portugal no mapa de Espanha

André Ventura vai exigir ao líder do Vox, Santiago Abascal, que se retrate do erro cometido após ter “anexado” Portugal no mapa de Espanha que o partido divulgou nas redes sociais.

O líder do Chega vai reunir-se com Santiago Abascal, no próximo sábado, nas Caldas da Rainha. Em comunicado de imprensa, o partido vai, entre outros assuntos, exigir uma “correção pública” do erro cometido pelo Vox.

“André Ventura irá exigir ao dirigente espanhol que o seu partido se retrate pelo mapa que foi divulgado recentemente pelo Vox e que anula a presença de Portugal na Península Ibérica e coloca Espanha a dominar todo o território ibérico”, lê-se no comunicado, citado pela Rádio Renascença.

O Vox, partido de ultradireita e terceira força no Parlamento espanhol, com 52 deputados, convocou uma manifestação no dia 12 de janeiro em frente às câmaras municipais. O problema é que o mapa que utiliza para difundir a iniciativa “Espanha existe – por um governo que respeite a Constituição e a soberania” inclui Portugal.

https://twitter.com/vox_es/status/1213106741308776448

E, se por um lado, o gráfico dá a entender que o Vox não respeita a soberania portuguesa, por outro lado esquece-se das ilhas Canárias, das Baleares, bem como dos territórios no norte de África.

O caso rapidamente se difundiu nos media e nas redes sociais, com duras críticas ao partido espanhol. Vários foram os que acusaram o Vox de tentar “anexar” Portugal.

Caso o Vox de Abascal se recuse em corrigir o erro, o Chega realça que “as relações entre Portugal e Espanha, tão prezadas por ambos os países”, podem “sair prejudicadas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.