//

Apple, Google e Tesla acusadas de lucrar com trabalho infantil

4

Microsoft, Tesla, Dell, Apple e Google estão entre as gigantes tecnológicas que estão a ser acusadas de compactuar com fornecedores de cobalto que usavam crianças para trabalhar nas minas na República Democrática do Congo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o trabalho de produção de um componente importante para as baterias causaram mortes e ferimentos graves a várias crianças.

O mineral, que é um componente essencial das baterias de lítio utilizadas em smartphones, tablets, computadores portáteis e veículos elétricos, provém maioritariamente (60%) do sudeste da RD Congo e tem vindo a registar uma forte procura nos últimos anos, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia.

Este poderá ser um processo com implicações profundas no setor tecnológico mundial, desde logo porque as maiores empresas estão identificadas como clientes de empresas que usavam crianças para trabalhar nas minas.

O processo foi apresentando em Washington DC, nos EUA, pela International Rights Advocates em representação de 14 pais e crianças congolesas. “O boom tecnológico intensificou a procura de cobalto por parte das empresas”, explicou a International Rights Advocates, respresentante das famílias.

Os queixosos argumentam que as crianças estavam a trabalhar ilegalmente em minas de cobalto detidas pela britânica Glencore, que escoa parte da produção para a empresa Umicore que, por sua vez, vende este minério a empresas como as gigantes tecnológicas referidas.

As crianças tentavam fugir à pobreza extrema, trabalhando a troco de um a dois dólares (0,90 a 1,79 euros) por dia nas minas, escavando à procura de pedras de cobalto com ferramentas primitivas dentro de túneis subterrâneos escuros.

“O cobalto é minerado na RD Congo em condições extremamente perigosas”, explicou a associação. Aliás, estas condições de trabalho terão levado à morte e a ferimentos graves em várias crianças, algumas das quais terão ficado paralisadas na sequência de acidentes, como derrocadas nos túneis.

ZAP //

 

4 Comments

  1. os 3 pedofilos bem protegidos pelo capitalismo sistema vampiro o tal sistema quando ha lucro e so para as bestas do costume e quando ha prejuizo ai viram logo comunistas e distribui-se o prejuizo pelo povo

    assim funciona o sistema as custas dos do costume

  2. e depois de podres de ricos à custa da desgraça e sofrimento alheio viram filantropos e constroem barracões em África a que chamam escolas. forca com esses escroques todos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.