O Presidente norte-americano, Donald Trump, entregou esta sexta-feira no Supremo Tribunal um recurso para impedir o acesso aos seus registos financeiros, que se tem recusado a revelar, como exige o Congresso e tem sido tradição entre os seus antecessores no cargo.
Donald Trump entregou este pedido de urgência, depois de na quinta-feira um tribunal de recurso nos Estados Unidos ter confirmado que a empresa que trata da contabilidade do Presidente dos Estados Unidos tem de entregar ao Congresso os registos financeiros do chefe de Estado dos últimos oito anos.
Donald Trump é o primeiro presidente desde Gerald Ford (1974-1977) que não divulga a sua declaração de impostos anual, uma tradição que os seus antecessores consideraram parte do seu dever de transparência e prestação de contas ao público.
O advogado de Donald Trump disse no início de novembro, quando o recurso foi confirmado, que o Presidente iria recorrer para o Supremo, uma vez que “a questão levantada neste caso vai ao coração da nossa república”.
“Os problemas constitucionais são significativos”, alegou.
ZAP // Lusa