Tribunal rejeita recurso. Donald Trump tem de entregar declarações de impostos

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Um tribunal de recurso de Nova Iorque determinou que Donald Trump tem de entregar as suas declarações de impostos ao procurador que está a investigar os alegados pagamentos feitos pela equipa de Trump a duas mulheres com quem o Presidente dos EUA terá tido relações sexuais antes de ser eleito.

Cyrus Vance, o procurador que lidera a investigação, quer ter acesso às declarações de impostos quer a título pessoal quer a título empresarial. Segundo o Observador, que cita a imprensa norte-americana, Vance já enviou um pedido à firma de contabilidade Mazars, que trata das contas de Donald Trump.

Os advogados do Presidente recorreram da decisão, argumentando que a imunidade a que Trump está sujeito por ser Presidente dos Estados Unidos impede que seja investigado ou julgado – incluindo relativamente a ações anteriores à eleição – durante o mandato.

No entanto, o tribunal de recurso rejeitou o argumento da defesa de Donald Trump – que, entretanto, já anunciou que vai recorrer da decisão para o Supremo Tribunal. “Qualquer imunidade presidencial relativa a processos criminais estaduais não se estende a procedimentos de investigação como o requerimento aqui em causa”, argumentou o tribunal nova-iorquino.

Jay Sekulow, advogado que representa o governante neste caso, garantiu que “a decisão do tribunal de recurso vai ser levada ao Supremo Tribunal”, porque “a questão levantada neste caso vai ao coração da nossa república”. “Os problemas constitucionais são significativos.”

Estão em causa pagamentos de centenas de milhares de dólares alegadamente feitos por Donald Trump a duas mulheres com quem teve relações sexuais – a estrela pornográfica Stormy Daniels e a modelo da Playboy Karen McDougal – para que se mantivessem em silêncio sobre o caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …