Tribunal rejeita recurso. Donald Trump tem de entregar declarações de impostos

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Um tribunal de recurso de Nova Iorque determinou que Donald Trump tem de entregar as suas declarações de impostos ao procurador que está a investigar os alegados pagamentos feitos pela equipa de Trump a duas mulheres com quem o Presidente dos EUA terá tido relações sexuais antes de ser eleito.

Cyrus Vance, o procurador que lidera a investigação, quer ter acesso às declarações de impostos quer a título pessoal quer a título empresarial. Segundo o Observador, que cita a imprensa norte-americana, Vance já enviou um pedido à firma de contabilidade Mazars, que trata das contas de Donald Trump.

Os advogados do Presidente recorreram da decisão, argumentando que a imunidade a que Trump está sujeito por ser Presidente dos Estados Unidos impede que seja investigado ou julgado – incluindo relativamente a ações anteriores à eleição – durante o mandato.

No entanto, o tribunal de recurso rejeitou o argumento da defesa de Donald Trump – que, entretanto, já anunciou que vai recorrer da decisão para o Supremo Tribunal. “Qualquer imunidade presidencial relativa a processos criminais estaduais não se estende a procedimentos de investigação como o requerimento aqui em causa”, argumentou o tribunal nova-iorquino.

Jay Sekulow, advogado que representa o governante neste caso, garantiu que “a decisão do tribunal de recurso vai ser levada ao Supremo Tribunal”, porque “a questão levantada neste caso vai ao coração da nossa república”. “Os problemas constitucionais são significativos.”

Estão em causa pagamentos de centenas de milhares de dólares alegadamente feitos por Donald Trump a duas mulheres com quem teve relações sexuais – a estrela pornográfica Stormy Daniels e a modelo da Playboy Karen McDougal – para que se mantivessem em silêncio sobre o caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …