O ex-primeiro-ministro disse, esta segunda-feira, na fase de instrução da Operação Marquês, que a sua mãe recebeu uma herança, tendo-lhe dado parte do dinheiro que gastou em viagens.
Segundo uma fonte ligada ao processo, José Sócrates justificou ao juiz Ivo Rosa, no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, que a mãe, Maria Adelaide, tinha dinheiro porque nos anos 80 recebeu uma herança de um milhão de contos — cinco milhões de euros — e que lhe doou parte desse dinheiro, cerca de dez mil euros, para cada uma das viagens de lazer que fez enquanto primeiro-ministro e posteriormente.
Sobre a casa que habitou em Paris enquanto estudava (avaliada em três milhões de euros), e que o Ministério Público acredita ser sua propriedade, o ex-governante insiste em dizer que o imóvel é do seu amigo e também arguido Carlos Santos Silva e que nem sequer lhe deu conselhos sobre as obras de remodelação, contrariando a acusação.
Quanto aos empréstimos bancários que fez na Caixa Geral de Depósitos, Sócrates referiu que fez um de 120 mil euros que lhe permitiu viver e estudar um ano em Paris e que as despesas do segundo ano foram suportadas com os mais de 400 mil euros que a mãe lhe deu depois da venda da casa na Rua Braamcamp, em Lisboa, a Santos Silva.
Depois de cinco dias de interrogatório, no total de perto de 30 horas (sendo que este último foi o mais longo, tendo-se prolongado durante cerca de nove horas), Sócrates voltou a sair do tribunal satisfeito, dizendo aos jornalistas que todos os assuntos foram falados e que “não ficou pedra sobre pedra da acusação”.
“Estou satisfeito, foi muito exaustivo, percorremos todos os assuntos e não ficou pedra sobre pedra da acusação”, declarou.
Ivo Rosa, que já tinha proibido a entrada dos jornalistas assistentes do processo, obrigou ainda os advogados de defesa dos arguidos a deixarem os telemóveis e os ipads à porta para evitar fugas de informação.
No final do mês é a vez de Carlos Santos Silva, suposto testa-de-ferro de mais vinte milhões de euros, ser interrogado na fase de instrução, que funciona como um mecanismo de controlo jurisdicional da acusação do Ministério Público e que termina com a decisão do juiz de levar ou não a julgamento os arguidos e os termos em que isso acontece.
A Operação Marquês teve início em julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos — 19 pessoas e nove empresas — a 11 de outubro de 2017 pela prática de 188 de crimes económico-financeiros, entre os quais corrupção e branqueamento de capitais.
Sócrates, que esteve preso preventivamente e em prisão domiciliária, está acusado de 31 crimes económico-financeiros. O antigo líder socialista foi acusado pelo Ministério Público da alegada prática de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 crimes de branqueamento de capitais, nove crimes de falsificação de documento e três crimes de fraude fiscal qualificada.
ZAP // Lusa
Olha o “pobre provinciano” que só agora se lembrou da herança milionária!…
É melhor comerçarmos a preparar os livros de cheques… E assim vão a democracia e a justiça portuguesas…
Esta é de vigarista profissional ! Até para comprar o Mercedes pediu dinheiro ao Banco e agora é que se lembrou que, afinal, recebera uns milhões da mãe. Este gajo não tem por onde se lhe pegue.
E Eu sou o Pai Natal… Este gajo SEMPRE achou que os Portugueses são Burros que não tem cabeça p/ pensar. Já não há paciência p/ ti. Agora arranjou uma herança, tem graça que até agora nada foi dito nem provas apresenta?? Vai catar gambozinos. Metes NOJO… chega de andar a GOZAR com todos nós. Não tens provas? Temos pena, apresenta-as ou então… Esta gentalha não deve ser tratada de forma diferente dos outros portugueses, antes pelo contrario devem ser EXEMPLO- espero que haja justiça que não deixem este verme impune.
“Tem havido e continua a haver um julgamento público e mediático deste caso”…Compete, agora ao tribunal a comprovação das provas e dos factos…Até lá há que ter paciência e aguardar as conclusões!
Amigo Duarte, antes de mais, convença se de uma coisa, Aquilo a que Sr chama de justiça apenas se aplica a pessoas como o Sr e como eu, este verme pertence à classe dos intocáveis e dos protegidos, até porque se a coisa corresse mal para ele, muitas cabeças iriam rolar, e isso em Portugal não acontece ás Elites.
Para terminar lembre se de uma coisa; um peixe grande pode comer muitos peixes miúdos, ao passo que um peixe miúdo não come um peixe graúdo, para isso seriam precisos muitos peixes miúdos ( o povo unir se contra estas bestas) e isso em Portugal não esta para breve, nós Portugueses, só temos garganta no café enquanto estamos nos copos, concorde ou não, é a realidade.
sim , as “gente” não somos todos “burros” e percebemos que andas aqui a fazer “propaganda” do Papel Higieno a tentar “limpar o rabo aos Socialistas”. Já tem o ramo de Rosas plantado e estão à espera que não haja espinhos.
A gente conhece voces SOcialistas / Marxistas de gingeira!
andas aí com o Rolo de Papel Higienico a limpar o cú a Porcos.
Tem Juizo e vegonha, deixa de insultar a Inteligencia dos Tugas.
Achas que o MP iria alguma vez promover um Processo desta envergadura, envolvendo a Suiça, só por que sim, por u m qualquer Odio Patologico Irracional.
Tem JUIZO pá!
A gajos como tu deviam fazer-te o favor de doar alguns neurónios. Assim já podias dar um pouco de uso a essa coisa que tens em cima do pescoço.
Ai carvalho que isto não vai dar em nada…
as pessoas ainda não se cansaram, ainda não perceberam , que isto dos Socialismos / Marxismo é um bando de Pirtas e um covil de Ratazanas?
No Inquerito à CGD, estavam todos lá, mas ninguem se apercebeu de nada, ninguem sabe nada, ninguem sabe esclarecer nada. Pergunte a “Outro” foi o que ouvimos.
Este cavalheiro , vindo da Provinça, entra pelo mesmo caminho.
bem é melhor todos começar ajuntar os trocados do fim do mês para pagar a mais este chulo, mas Ivo Rosa como bom amigo dele ainda vai ganhar no final como menino bem comportado
Socrates vai ficar na história pelos piores motivos. Tudo aponta para que alegadamente tenha sido um politico corrupto, com o seu cargo favoreceu amigos que em troca lhe davam milhões. Depois teve a esperteza provinciana de ir recebendo em dinheiro em envelopes, e criando toda uma serie de esquemas para que entrasse algum dinheiro legal, sendo com venda de livros, casas da mãe ou outros. Temo que a justiça nunca chegue a uma condenação neste caso que seria a sua descredibilização total, tal como Oliveira e Costa condenado a 14 anos que certamente não irá cumprir um unico dia de cadeia depois de condenado. Mais uma vez o facto de termos vivido em ditadura faz com que sejam dadas todas as garantias a todos os ladrões e bandidos, que de recurso em recurso se vão conseguindo escapar à justiça .
Eu conheço a mãe dele…. somos «nós» povo….
Agora lembrou-se no final que afinal tinha herdado apenas 5 milhões da maizinha! Coitado, são já tantos os milhões que até dá para esquecer as oferendas mais baixinhas, coisas da vida de um pobretana!
ESSE TIPO DEVERIA ESTAR PRESO E NÃO Á SOLTA, É PERSONA NON GRATE, É MAÇOM MUITO PERIGOSO. POR ISSO O JUIZ CARLOS ALEXANDRE FOI CORRIDO, PARA OUTRO JUIZ O SALVAR, DEVERIAM ERA ESTAR OS DOIS PRESOS…
agora falta o verme escavacado, o gajo da technoforma, o porcas dos submarinos, o duarte lima e mais uns quantos
A condenação deste tipo não interessa a ninguém.
Não interessa ao PS por motivos obvios
Parece q já toda a gente se esqueceu, que até meterem a Trioka cá dentro o PS governou 14 ANOS em 16, (se a memória não me atraiçoa) e depois não tem nada a ver com o estado do país
Não interessa ao PSD nem ao CDS porque se este tipo for dentro por corrupção outros há que estão na calha
Depois não interessa a uma série de ” donos disto tudo ” q podem ser apanhados no tsunami
Enfim, se a justiça portuguesa condenar este espécime eu serei um do primeiros a ficar estupidamente admirado.
Como acreditar em tais declarações? Nada se diz e nada se sabe sobre se a alegada herança que a mãe terá recebido (?) é verdadeira, isto é: qual a sua proveniência, se foi verificada nos Bancos e declarada nas Finanças, se pagou os devidos impostos etc. e, depois, se as tais doações que ele Sócrates diz ter recebido da mãe, também foram verificadas nas contas bancárias e declaradas nas Finanças. Enfim, verificar o rasto de tantos milhões herdados e depois gastos não é muito difícil para as autoridades que tem acesso a tudo.
Ele ainda vai acabar por confessar que… ganhou 4 ou 5 jackpots no euromilhões. Está a guardar esta cartada mesmo para o final.
Só a título de curiosidade. Se recebeu 1 milhão de contos em cash e atendendo que a nota mais alta em escudos era de 10 contos e assumindo que todo esse numerário era neste tipo de notas estamos a falar de 100.000 notas. Já alguém apresentou ao juiz um volume correspondente a esta quantidade de notas para que nos apercebamos do ridículo desta alegação. E que a mãe guardava edte dinheiro num cofre? 100.000 notas num cofre??? Parece-me que se o Sr. José Sócrates alegar que encontrou este tipo de dinheiro também é plausível, ou que foi entregue por criaturas extraterrestres. No limite se não se provar que é mentira é possível. Se eu ou outro comum dos mortais em frente a um juiz dissesse metade do que ele já disse certamente me aconselhariam internamento na psiquiatria, no mínimo.
Não se meta a fazer contas. Não vale a pena. Já todos percebemos há muito o que se passou. Se todas estas atoardas não convencerem o juiz, o Zé ainda vai alegar que alguém da sua família, em tempos idos, ganhou o euromilhões, ou então que ia na rua numa noite de trovoada e levou com um saco de 1 milhão de contos em cima. Alguma coisa há de pegar.