/

Daesh confirma morte de al-Baghdadi e anuncia o seu sucessor

(cv)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O Daesh confirmou, esta quinta-feira, a morte do seu líder e anunciou também o seu sucessor: Abu Ibrahim Hashimi al-Quraishi.

A notícia está a ser avançada por vários meios de comunicação, depois do tweet partilhado, esta tarde, por Rita Katz, analista de terrorismo israelita e co-fundadora do Search International Terrorist Entities Intelligence Group (SITE).

Através da agência de notícias Amaq, que divulgou uma gravação áudio, o grupo terrorista confirmou a morte do seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, durante o raide norte-americano do passado sábado na Síria.

Além disso, na nova mensagem agora partilhada anunciou também a identidade do seu sucessor: Abu Ibrahim Hashimi al-Quraishi.

Os terroristas confirmaram ainda que o seu porta-voz Abu al-Hassan al-Muhajir, que lhe poderia suceder, foi igualmente morto.

Esperava-se que a figura a liderar o Daesh fosse Abdullah Qardash, um dos braços direitos de al-Baghdadi, conhecido como “O Professor” ou “O Destruidor”.

As revelações do autoproclamado Estado Islâmico acontecem horas depois de o Pentágono ter divulgado, esta quarta-feira, vários vídeos com imagens da operação que culminou com a morte de al-Baghdadi.

O Comando Central do Estados Unidos confirmou que o líder do Daesh foi sepultado no mar após a sua morte. As autoridades norte-americanas avançaram que Al-Baghdadi se fez explodir com um “colete suicida” e morreu antes de as tropas o capturarem.

Abu Bakr al-Baghdadi era um dos homens mais procurados do mundo. Em outubro de 2011, os Estados Unidos designaram-no oficialmente como “terrorista” e ofereceram uma recompensa de 10 milhões de dólares, cerca de 9 milhões de euros, por informações que pudessem levar à sua captura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.