/

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos.

A decisão foi tomada na sequência dos resultados de um teste feito a uma embalagem comprada na Internet, que detetou a presença de amianto, ainda que numa quantidade mínima. O mesmo teste, feito numa segunda embalagem também pela FDA, teve resultados negativos, de acordo com o Observador.

Por “abundante precaução”, a empresa norte-americana decidiu retirar aquele lote, “de forma voluntária”, como explicou em comunicado, sem deixar de sublinhar a quantidade mínima do vestígio que foi encontrado e a possibilidade de ter havido contaminação cruzada na análise. No total, são 33 mil embalagens retiradas do mercado.

Além disso, estarão a ser feitas outras investigações para perceber se houve alguma contaminação da embalagem alheia à empresa ou se o produto foi alterado depois da compra.

O recuo da Johnson & Johnson acontece numa altura em que a empresa usa todos os meios para contestar os milhares de queixas que têm sido apresentadas em tribunal, por consumidores que atribuem o facto de terem cancro à exposição ao produto e ao amianto que, alegadamente, contém. A essas queixas juntam-se ainda outros processos judiciais relacionados com outros produtos, como dispositivos médicos ou fármacos específicos.

No ano passado, a Reuters revelou que a empresa sabia há mais de 40 anos da eventual presença de vestígios de amianto no pó de talco que comercializava. Em dezembro, uma reportagem do The New York Times tornava públicos documentos internos. Já em 1971 tinha sido sugerido que os controlos de qualidade fossem mais apertados por causa desse risco. Nos memorandos, era referido “um grave risco para a saúde”.

No ano passado, a J&J venceu várias queixas, mas está ainda a recorrer da condenação num caso que envolve 22 mulheres, que culpam a Johnson & Johnson por terem tido – ou terem ainda – cancro nos ovários, por causa da presença de amiante no pó de talco. Nesse processo, a condenação foi pesada: a empresa foi condenada a pagar quase 5 mil milhões de dólares de indemnização pelos dados dados como provados.

A notícia da retirada do lote de pó de talco para bebé teve um impacto imediato no valor da empresa. Na bolsa, as ações da Johnson & Johnson cairam mais de 4%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.