O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer.
O Presidente do México já reagiu e garante que vai fazer uma reunião com o gabinete de segurança para discutir o incidente.
O governo mexicano diz que Ovidio Guzmán foi encontrado numa casa na cidade de Culiacán durante uma patrulha de rotina contra o narcotráfico, segundo a BBC. Os membros do cartel, que deverá ser parcialmente controlado por Guzmán desde que El Chapo está preso, lançaram de imediato um ataque às autoridades.
Após a detenção do filho de El Chapo, gerou-se uma onda de violência no norte do México, com tiroteios entre a polícia e os narcotraficantes. A televisão mexicana mostrou vários homens armados com armamento pesado que abriam fogo contra a polícia.
Ovidio Guzmán saiu em liberdade horas depois da sua detenção. Alfonso Durazo, ministro da Segurança do México, declarou que a libertação foi decidida “para evitar mais violência na área e preservar as vidas” das forças de segurança e “recuperar a calma na cidade”.
Um pequeno grupo de presos conseguiu fugir da prisão de Culiacán. Os habitantes fugiram do intenso tiroteio em pleno dia em lojas e supermercados. Famílias com crianças deixaram os carros no meio da estrada e via-se gente deitada no chão para escapar às balas que lhes passavam por cima.
Cristobal Castaneda, chefe da segurança de Sinaloa, disse à Televisa que duas pessoas morreram e 21 ficaram feridas, segundo os dados preliminares.
A batalha nas ruas de Culiacán na quinta-feira ocorre depois do massacre de mais de uma dezena de polícias na zona ocidental do México no início da semana, e à morte de 14 suspeitos, um dia depois, às mãos do Exército.
“El Chapo” dirigiu o Cartel de Sinaloa durante décadas, tendo conseguido fugir da prisão por duas vezes antes de ser novamente detido e extraditado para os EUA. Em fevereiro foi condenado a prisão perpétua por tráfico de droga. Acredita-se que tenha 12 filhos, entre eles Ovidio, que juntamente com outros irmãos foi acusado pelo Departamento de Justiça americano de conspiração para distribuir nos EUA cocaína e outras drogas. A acusação diz que Ovidio tem 28 anos e que participa em tráfico de droga desde a adolescência.
Tiveram que libertar o bandido porque a economia e a segurança do México estão completamente minadas pelos cartéis!
Enquanto os americanos continuarem a ser um povo de drogados que “alimentam” o México com dólares e armas, isto não acaba!…
.
Isto é o México, o segundo maior país católico do mundo (a seguir ao Brasil, que é outro “paraíso”!), mas parece que Deus não quer nada com aquela gente…