/

Numa escola em Taiwan, os rapazes vão poder escolher saia como uniforme

Clonny / Flickr

Rapazes e raparigas vão poder vestir saias numa escola em Taiwan, numa que visa acabar com os uniformes diferenciados, foi esta quarta-feira anunciado.

De acordo com a agência Reuters, que avança a notícia, o plano é visto por ativistas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e outras identidades) como um estímulo à igualdade de género na Ásia, onde os valores tradicionais ainda prevalcem.

A mudança surge depois de uma iniciativa de maio, na qual estudantes e professores homens da Escola Secundária de Banqiao, perto de Taipei, terem vestido saias numa campanha contra estereótipos de género.

A decisão da escola é vista como um reforço para a reputação da ilha enquanto referência do liberalismo na Ásia. Também em maio, recorda a agência, Taiwan tornou-se no primeiro local da região a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O novo dress code vai acabar com qualquer menção específica ao género, ao contrário da conduta anterior que defendia que os homens tinham que vestir calças e as mulheres saias. A medida deve entrar em vigor no próximo ano letivo, que arranca a 30 de agosto. A escola, em Nova Taipé, tem mais de dois mil alunos com idades entre os 16 e os 18.

“A ideia é estimular os estudantes a escolher os seus uniformes, respeitando os seus direitos”, disse o diretor da escola em comunicado à Thomson Reuters Foundation.

De acordo com o jornal local Taiwan News, o Ministério da Educação saudou a decisão, dizendo que foi, talvez, a primeira vez que Taiwan adotou uma medida que acaba com os estereótipos de género.

“Isto é um passo em direção à diversidade”, disse, Du Sih-cheng, diretor de campanhas da Taiwan Tongzhi Hotline Association, uma organização sem fins lucrativos para os direitos LGBT+. “Vai permitir que estudantes transgénero tenham a liberdade de escolher o que querem vestir na escola”, disse citado pela agência Reuters, apelando para que mais escolas abracem a medida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.