Numa escola em Taiwan, os rapazes vão poder escolher saia como uniforme

Clonny / Flickr

Rapazes e raparigas vão poder vestir saias numa escola em Taiwan, numa que visa acabar com os uniformes diferenciados, foi esta quarta-feira anunciado.

De acordo com a agência Reuters, que avança a notícia, o plano é visto por ativistas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e outras identidades) como um estímulo à igualdade de género na Ásia, onde os valores tradicionais ainda prevalcem.

A mudança surge depois de uma iniciativa de maio, na qual estudantes e professores homens da Escola Secundária de Banqiao, perto de Taipei, terem vestido saias numa campanha contra estereótipos de género.

A decisão da escola é vista como um reforço para a reputação da ilha enquanto referência do liberalismo na Ásia. Também em maio, recorda a agência, Taiwan tornou-se no primeiro local da região a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O novo dress code vai acabar com qualquer menção específica ao género, ao contrário da conduta anterior que defendia que os homens tinham que vestir calças e as mulheres saias. A medida deve entrar em vigor no próximo ano letivo, que arranca a 30 de agosto. A escola, em Nova Taipé, tem mais de dois mil alunos com idades entre os 16 e os 18.

“A ideia é estimular os estudantes a escolher os seus uniformes, respeitando os seus direitos”, disse o diretor da escola em comunicado à Thomson Reuters Foundation.

De acordo com o jornal local Taiwan News, o Ministério da Educação saudou a decisão, dizendo que foi, talvez, a primeira vez que Taiwan adotou uma medida que acaba com os estereótipos de género.

“Isto é um passo em direção à diversidade”, disse, Du Sih-cheng, diretor de campanhas da Taiwan Tongzhi Hotline Association, uma organização sem fins lucrativos para os direitos LGBT+. “Vai permitir que estudantes transgénero tenham a liberdade de escolher o que querem vestir na escola”, disse citado pela agência Reuters, apelando para que mais escolas abracem a medida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …