/

Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance. Seul fala em “ameaça”

(dv) KCNA / YONHAP

A Coreia do Norte lançou na noite desta quarta-feira dois mísseis de curto alcance. Voaram 430 quilómetros, caindo no mar entre a Coreia do Norte e o Japão.

A informação foi avançada pelo exército da Coreia do Sul em comunicado e citada pelo jornal norte-americano The New York Times. O exército da Coreia do Sul relatou à CNN que os mísseis foram lançados a partir da cidade de Wonson, uma cidade costeira. Os projéteis foram lançados depois das 5h00 locais, com uma diferença de 30 minutos entre ambos.

“O nosso exército, preparando-se para lançamentos adicionais, está a manter uma postura firme ao monitorizar movimentos. Os EUA e a Coreia do Sul estão a analisar os detalhes destes lançamentos”, comunicou fonte do exército da Coreia do Sul à CNN.

Já na manhã desta quinta-feira, a Coreia do Sul veio falar de um “novo tipo de ameaça militar”. Seul diz que este lançamento põe em risco o processo de paz na península coreana. “O governo está a pedir que Pyongyang suspenda tais atividades que não ajudam aos esforços de aliviar as tensões militares na Península Coreana”, disse o porta-voz do ministério, Choi Hyun-soo, citado pela CNN.

Um dirigente norte-americano sob anonimato confirmou que os mísseis eram de curto alcance. A afirmação foi feita depois de o Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas, citado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, ter declarado que os norte-coreanos tinham disparado um “projétil” não identificado. Pouco depois, avançavam que tinham sido disparados dois projéteis.

A pormenorização do alcance do engenho é relevante, uma vez que o Presidente norte-americano, Donald Trump, já afirmou que os mísseis de curto alcance não afetariam as negociações com os dirigentes de Pyongyang. “Não considero uma rutura na relação de confiança. Isso pode acontecer, em algum momento. Mas agora não”, afirmou o Presidente norte-americano em maio, depois do disparo de mísseis por parte da Coreia do Norte. “Trata-se de mísseis de curto alcance. Uma coisa padrão”.

O Governo do Japão classificou como “extremamente lamentável” o lançamento de mísseis de curto alcance, informando, no entanto, que não chegaram ao território japonês nem à sua zona económica exclusiva. “Se são mísseis balísticos, trata-se de uma violação das resoluções da ONU. Os recentes disparos de projéteis são extremamente lamentáveis”, disse o ministro da Defesa japonês, Takeshi Iwaya, citado pela agência France-Presse.

Na terça-feira, John Bolton, do departamento de Segurança Nacional norte-americana, encontrou-se com autoridades oficias da Coreia do Sul para discutir a desmilitarização da península. O lançamento ocorreu também menos de um mês depois de Kim e Trump se terem encontrado na Coreia do Sul.

Em maio, a Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance, que viajaram mais de 400 quilómetros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.