/

CGD volta a baixar juros. Abaixo de 6.666 euros não se recebe nada

9

André Kosters / Lusa

A partir de 1 de agosto, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai alterar a forma de pagamento de juros nos depósito a prazo e poupança. Com esta atualização, o banco vai deixar de pagar os juros inferiores a um euro.

“A Caixa vai atualizar em baixa, a partir de 1 de agosto, as taxas de juro dos depósitos poupança. Esta alteração produzirá efeitos na data de renovação”, lê-se numa nota enviada aos clientes com depósitos poupança.

Além de reter os juros com valor inferior a um euro, a CGD vai também implementar um corte de 70% nos juros que paga em depósitos poupança. Assim sendo, os juros semestrais passam de 0,05% para 0,015%.

Com isto, o banco público português pretende redirecionar os clientes para as contas-pacote.”Tendo em conta o contexto de mercado que se vive, a CGD tem vindo a reforçar a proposta de valor para os clientes detentores de Contas Caixa, bem como a criar oportunidades para que os clientes realizem uma maior diversificação das suas carteiras, seja através do investimento em seguros financeiros, fundos ou PPR”, explicou o banco ao semanário Expresso.

Esta alteração no pagamento dos juros leva a que os depósitos tenham um valor superior a 6.666 euros para que haja pagamento de um juro semestral. Segundo o ECO, a redução dos juros já seria esperada, tendo em conta que também o Banco Central Europeu mostrou disponibilidade para baixar ainda mais as taxas de forma a promover o crescimento económico.

“A menor capacidade de remuneração de depósitos e poupanças pelo setor bancário assenta na necessidade de ajustamentos progressivos de modo a assegurar a sustentabilidade do setor, no atual contexto”, justificou a Caixa.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. depois apelam à poupança. O correcto seria beneficiar a pequena poupança para incentivar a maioria a faze-lo mas não, prejudica-se quem tem pouco a favor dos que têm mais.
    outro resultado será o incentivo à economia paralela e logo menos controlo pois as pessoas deixam de ter dinheiro no banco e passam a circular com numerário.
    só medidas para o imediato e sem pensar no amanha.
    apertem com os devedores e não com os que cumprem. vergonhoso!!!

    • E ainda há quem duvide que está a decorrer a criação (propositada) de uma sociedade do tipo do filme “Jogos da Fome”.
      Se se admitir por uns segundinhos esse Pequeno dado inicial, tudo o que vem acontecendo passa a fazer absoluto sentido: os bancos+”comissões”, a “crise” completamente deliberada, o terrorismo+aeroportos+google, o juro que desaparece, os impostos escondidos por todo o lado, o não-aumento dos salários, o interior a ser deliberadamente despovoado anos e anos, a natalidade que ninguém quer consertar, etc,etc.
      E depois continuam todos à espera do pai-natal que não vem, da justiça invertida que ninguém quer consertar, da punição dos corruptos e corruptores (que finjem que há mas nunca haverá), da sociedade mais equitativa que nunca mais será, da justa remuneração dos mais jovens e salário minimo, etc.
      Tudo isso e muito mais faz sentido, se se pensar que está em decurso a construção dessa sociedade a 2 classes.

      • Um dia explode a sério e quando acontecer não sei se os ricos(corruptos, ladrões, etc…) terão onde se esconder!
        Basta começar um!

  2. Vergonhoso mais uma vez, fomos obrigados a salavar bancos para depois sermos premiados com isto!
    Que caiam todos os bancos de uma vez para roubar não são precisos!

  3. A política da CGD, e dos outros bancos, no sentido da proposta de venda de Pack´s que não são mais que o equivalente ao dito “papel comercial”, vai levar a que os depositantes retirem os seus valores. Enão vamos ver como a banca vai financiar os seus clientes , pessoas singulares ou coletivas.

  4. Sou do tempo, em que era 5000eur, o minimo..
    Depois, começaram a cobrar 5eur/mes, mais anuidades, e já estava a perder dinheiro todos os meses.

    Depois, no Santander fizeram-me o mesmo.. Ao fim de uns 3 ou 4 meses percebi o esquema, e cancelei tudo.

    Tenho agora a Minha conta num banco online, sem despesas manutencao, sem anuidades, posso ter varios câmbios, o cartão débito usei, sem cobrarem nada de multibanco..

    Se calhar, agora que os bancos foram burlados em centenas de milhões, por berardos, e afins, vão ter que correr atrás da despesa, e cobrar forte às massas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.