CGD volta a baixar juros. Abaixo de 6.666 euros não se recebe nada

André Kosters / Lusa

A partir de 1 de agosto, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai alterar a forma de pagamento de juros nos depósito a prazo e poupança. Com esta atualização, o banco vai deixar de pagar os juros inferiores a um euro.

“A Caixa vai atualizar em baixa, a partir de 1 de agosto, as taxas de juro dos depósitos poupança. Esta alteração produzirá efeitos na data de renovação”, lê-se numa nota enviada aos clientes com depósitos poupança.

Além de reter os juros com valor inferior a um euro, a CGD vai também implementar um corte de 70% nos juros que paga em depósitos poupança. Assim sendo, os juros semestrais passam de 0,05% para 0,015%.

Com isto, o banco público português pretende redirecionar os clientes para as contas-pacote.”Tendo em conta o contexto de mercado que se vive, a CGD tem vindo a reforçar a proposta de valor para os clientes detentores de Contas Caixa, bem como a criar oportunidades para que os clientes realizem uma maior diversificação das suas carteiras, seja através do investimento em seguros financeiros, fundos ou PPR”, explicou o banco ao semanário Expresso.

Esta alteração no pagamento dos juros leva a que os depósitos tenham um valor superior a 6.666 euros para que haja pagamento de um juro semestral. Segundo o ECO, a redução dos juros já seria esperada, tendo em conta que também o Banco Central Europeu mostrou disponibilidade para baixar ainda mais as taxas de forma a promover o crescimento económico.

“A menor capacidade de remuneração de depósitos e poupanças pelo setor bancário assenta na necessidade de ajustamentos progressivos de modo a assegurar a sustentabilidade do setor, no atual contexto”, justificou a Caixa.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. depois apelam à poupança. O correcto seria beneficiar a pequena poupança para incentivar a maioria a faze-lo mas não, prejudica-se quem tem pouco a favor dos que têm mais.
    outro resultado será o incentivo à economia paralela e logo menos controlo pois as pessoas deixam de ter dinheiro no banco e passam a circular com numerário.
    só medidas para o imediato e sem pensar no amanha.
    apertem com os devedores e não com os que cumprem. vergonhoso!!!

    • E ainda há quem duvide que está a decorrer a criação (propositada) de uma sociedade do tipo do filme “Jogos da Fome”.
      Se se admitir por uns segundinhos esse Pequeno dado inicial, tudo o que vem acontecendo passa a fazer absoluto sentido: os bancos+”comissões”, a “crise” completamente deliberada, o terrorismo+aeroportos+google, o juro que desaparece, os impostos escondidos por todo o lado, o não-aumento dos salários, o interior a ser deliberadamente despovoado anos e anos, a natalidade que ninguém quer consertar, etc,etc.
      E depois continuam todos à espera do pai-natal que não vem, da justiça invertida que ninguém quer consertar, da punição dos corruptos e corruptores (que finjem que há mas nunca haverá), da sociedade mais equitativa que nunca mais será, da justa remuneração dos mais jovens e salário minimo, etc.
      Tudo isso e muito mais faz sentido, se se pensar que está em decurso a construção dessa sociedade a 2 classes.

      • Um dia explode a sério e quando acontecer não sei se os ricos(corruptos, ladrões, etc…) terão onde se esconder!
        Basta começar um!

  2. Vergonhoso mais uma vez, fomos obrigados a salavar bancos para depois sermos premiados com isto!
    Que caiam todos os bancos de uma vez para roubar não são precisos!

  3. A política da CGD, e dos outros bancos, no sentido da proposta de venda de Pack´s que não são mais que o equivalente ao dito “papel comercial”, vai levar a que os depositantes retirem os seus valores. Enão vamos ver como a banca vai financiar os seus clientes , pessoas singulares ou coletivas.

  4. Sou do tempo, em que era 5000eur, o minimo..
    Depois, começaram a cobrar 5eur/mes, mais anuidades, e já estava a perder dinheiro todos os meses.

    Depois, no Santander fizeram-me o mesmo.. Ao fim de uns 3 ou 4 meses percebi o esquema, e cancelei tudo.

    Tenho agora a Minha conta num banco online, sem despesas manutencao, sem anuidades, posso ter varios câmbios, o cartão débito usei, sem cobrarem nada de multibanco..

    Se calhar, agora que os bancos foram burlados em centenas de milhões, por berardos, e afins, vão ter que correr atrás da despesa, e cobrar forte às massas.

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …