CGD volta a baixar juros. Abaixo de 6.666 euros não se recebe nada

André Kosters / Lusa

A partir de 1 de agosto, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai alterar a forma de pagamento de juros nos depósito a prazo e poupança. Com esta atualização, o banco vai deixar de pagar os juros inferiores a um euro.

“A Caixa vai atualizar em baixa, a partir de 1 de agosto, as taxas de juro dos depósitos poupança. Esta alteração produzirá efeitos na data de renovação”, lê-se numa nota enviada aos clientes com depósitos poupança.

Além de reter os juros com valor inferior a um euro, a CGD vai também implementar um corte de 70% nos juros que paga em depósitos poupança. Assim sendo, os juros semestrais passam de 0,05% para 0,015%.

Com isto, o banco público português pretende redirecionar os clientes para as contas-pacote.”Tendo em conta o contexto de mercado que se vive, a CGD tem vindo a reforçar a proposta de valor para os clientes detentores de Contas Caixa, bem como a criar oportunidades para que os clientes realizem uma maior diversificação das suas carteiras, seja através do investimento em seguros financeiros, fundos ou PPR”, explicou o banco ao semanário Expresso.

Esta alteração no pagamento dos juros leva a que os depósitos tenham um valor superior a 6.666 euros para que haja pagamento de um juro semestral. Segundo o ECO, a redução dos juros já seria esperada, tendo em conta que também o Banco Central Europeu mostrou disponibilidade para baixar ainda mais as taxas de forma a promover o crescimento económico.

“A menor capacidade de remuneração de depósitos e poupanças pelo setor bancário assenta na necessidade de ajustamentos progressivos de modo a assegurar a sustentabilidade do setor, no atual contexto”, justificou a Caixa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. depois apelam à poupança. O correcto seria beneficiar a pequena poupança para incentivar a maioria a faze-lo mas não, prejudica-se quem tem pouco a favor dos que têm mais.
    outro resultado será o incentivo à economia paralela e logo menos controlo pois as pessoas deixam de ter dinheiro no banco e passam a circular com numerário.
    só medidas para o imediato e sem pensar no amanha.
    apertem com os devedores e não com os que cumprem. vergonhoso!!!

    • E ainda há quem duvide que está a decorrer a criação (propositada) de uma sociedade do tipo do filme “Jogos da Fome”.
      Se se admitir por uns segundinhos esse Pequeno dado inicial, tudo o que vem acontecendo passa a fazer absoluto sentido: os bancos+”comissões”, a “crise” completamente deliberada, o terrorismo+aeroportos+google, o juro que desaparece, os impostos escondidos por todo o lado, o não-aumento dos salários, o interior a ser deliberadamente despovoado anos e anos, a natalidade que ninguém quer consertar, etc,etc.
      E depois continuam todos à espera do pai-natal que não vem, da justiça invertida que ninguém quer consertar, da punição dos corruptos e corruptores (que finjem que há mas nunca haverá), da sociedade mais equitativa que nunca mais será, da justa remuneração dos mais jovens e salário minimo, etc.
      Tudo isso e muito mais faz sentido, se se pensar que está em decurso a construção dessa sociedade a 2 classes.

      • Um dia explode a sério e quando acontecer não sei se os ricos(corruptos, ladrões, etc…) terão onde se esconder!
        Basta começar um!

  2. Vergonhoso mais uma vez, fomos obrigados a salavar bancos para depois sermos premiados com isto!
    Que caiam todos os bancos de uma vez para roubar não são precisos!

  3. A política da CGD, e dos outros bancos, no sentido da proposta de venda de Pack´s que não são mais que o equivalente ao dito “papel comercial”, vai levar a que os depositantes retirem os seus valores. Enão vamos ver como a banca vai financiar os seus clientes , pessoas singulares ou coletivas.

  4. Sou do tempo, em que era 5000eur, o minimo..
    Depois, começaram a cobrar 5eur/mes, mais anuidades, e já estava a perder dinheiro todos os meses.

    Depois, no Santander fizeram-me o mesmo.. Ao fim de uns 3 ou 4 meses percebi o esquema, e cancelei tudo.

    Tenho agora a Minha conta num banco online, sem despesas manutencao, sem anuidades, posso ter varios câmbios, o cartão débito usei, sem cobrarem nada de multibanco..

    Se calhar, agora que os bancos foram burlados em centenas de milhões, por berardos, e afins, vão ter que correr atrás da despesa, e cobrar forte às massas.

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …