O Metro de Lisboa está a retirar bancos de quatro lugares de alguns dos comboios em circulação para conseguir ganhar mais espaço para transportar um maior número de passageiros. A medida prende-se com a crescente procura que se vem verificando nos últimos anos.
O Eco apurou que o Metro de Lisboa está a retirar alguns lugares sentados de 30 carruagens para conseguir transportar mais passageiros. O objectivo é retirar os assentos de dez unidades triplas para levar mais pessoas.
“Este espaço pode ser utilizado para transporte de crianças em cadeirinhas de bebé e/ou transporte de volumes, situação cada vez mais habitual”, explica uma fonte do Metro de Lisboa ao Eco, salientando que “está previsto criar esse espaço multiusos em mais 10 Unidades Triplas (30 carruagens)”.
A medida vai possibilitar “o transporte de mais 10 passageiros por Unidade Tripla, correspondendo a 2% de acréscimo da capacidade”, acrescenta a mesma fonte.
A Fertagus também já tinha tomado uma medida semelhante para ganhar espaço na ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal.
O Metro de Lisboa vem registando um aumento de afluência que foi reforçado com a entrada em vigor do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) que reduziu os preços dos passes mensais. Mas antes dessa medida que arrancou em Abril, o Metro já tinha registado uma subida de 7,7 milhões nos passageiros transportados em 2018.
Bem podem fazer descer o preço dos passes… todavia a qualidade e pontualidade nos transportes não melhora nem um bocadinho!
Em vez de se pôr mais comboios a funcionar arranca-se bancos, que maravilha, o preço dos transportes sobe com a mesma velocidade que a qualidade desce.