Fertagus tira bancos das carruagens para levar mais 20% passageiros

A Fertagus vai alterar o interior dos comboios para poder responder ao aumento do número de pessoas que estão a utilizar a ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal pela Ponte 25 de Abril.

Até ao final deste mês vão ser retirados alguns bancos das carruagens, o que vai possibilitar o transporte de mais passageiros em pé. Esta decisão pretende fazer face ao aumento de 20% de passageiros que a concessionária registou no primeiro mês do passe único, que permite andar em qualquer transporte da Área Metropolitana de Lisboa pagando 40 euros ou em cada um dos 18 municípios por 30 euros.

As subidas de procura também se registaram no metro de Lisboa (na ordem dos 4,4%) e nas ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul (8,3%).

Com um aumento de 20% na procura da ligação entre as duas margens do Tejo – segundo a Fertagus foram feitas mais 500 mil validações de títulos de viagem em abril do que no mês homólogo de 2018 – fonte oficial da empresa adiantou ao Diário de Notícias que está ainda a ser estudado com o fabricante das carruagens, a Alstom, a hipótese de ser adicionada uma quinta composição no conjunto de quatro unidades que agora circulam.

No imediato avançam as mudanças nas carruagens, uma decisão justificada pelo crescimento de procura “em termos globais na ordem dos 20%, sendo que ao fim de semana ultrapassa os 50%”.

Alertando que estes dados “carecem de validação e uma maturação do sistema, uma vez que o mês de abril foi um mês atípico”, a empresa explica que está a “decorrer um conjunto de medidas que visam poder aumentar a capacidade oferecida, desde já a reformulação do interior dos comboios, de forma a melhorar a circulação dos clientes, que se espera ainda poder ser implementada no decorrer deste mês”.

A Fertagus tem em prática uma campanha de informação sobre quais os comboios que andam mais lotados de forma a que os passageiros escolham o horário menos congestionado – nomeadamente entre as 7h00 e as 9h00 e as 17h00 e as 20h00 -, a empresa reconhece que tem registado “algumas situações pontuais, nas estações de Corroios e do Pragal, em que ficaram passageiros para o horário seguinte“.

Adianta também que avalia “com o fabricante do material circulante a possibilidade de se adicionar uma quinta carruagem nas unidades quádruplas elétricas (UQE) – comboios com quatro carruagens. É uma matéria que tem de ser estudada diretamente com o fornecedor dos comboios, mas que implica também outras intervenções que nunca serão conseguidas a curto prazo, nomeadamente a alteração da dimensão de algumas plataformas”.

Além destas duas mudanças, está a ser preparado “um novo horário com o objetivo de responder melhor às situações de maior concentração de procura, que venham a demonstrar-se efetivamente necessários durante o mês de maio, primeiro mês de aplicação em exclusivo dos títulos Navegante, na Fertagus”.

A Transtejo-Soflusa, responsável pelas ligações fluviais entre Lisboa, Seixal, Cacilhas, Trafaria, Barreiro, Porto Brandão e Montijo, também registou uma subida de passageiros nas suas cinco ligações fluviais. Em comparação com abril de 2018, os barcos da empresa foram utilizados por mais 130 passageiros, ou seja, um aumento de 8,3% de viagens.

Apesar desta procura, a empresa não vai reforçar a oferta de transporte. Está em curso um concurso para a aquisição de barcos, mas o primeiro só deverá ser entregue em 2020.

Também o Metropolitano de Lisboa sentiu um aumento de viagens na sua rede. De acordo com os dados fornecidos, registaram-se mais 580 mil viagens em abril do que no mês homólogo: passou de 13.346.382 passageiros para 13.928.273, ou seja, uma variação de 4,4%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.