Metro de Lisboa retira bancos para caberem mais pessoas nas carruagens

O Metro de Lisboa está a retirar bancos de quatro lugares de alguns dos comboios em circulação para conseguir ganhar mais espaço para transportar um maior número de passageiros. A medida prende-se com a crescente procura que se vem verificando nos últimos anos.

O Eco apurou que o Metro de Lisboa está a retirar alguns lugares sentados de 30 carruagens para conseguir transportar mais passageiros. O objectivo é retirar os assentos de dez unidades triplas para levar mais pessoas.

“Este espaço pode ser utilizado para transporte de crianças em cadeirinhas de bebé e/ou transporte de volumes, situação cada vez mais habitual”, explica uma fonte do Metro de Lisboa ao Eco, salientando que “está previsto criar esse espaço multiusos em mais 10 Unidades Triplas (30 carruagens)”.

A medida vai possibilitar “o transporte de mais 10 passageiros por Unidade Tripla, correspondendo a 2% de acréscimo da capacidade”, acrescenta a mesma fonte.

A Fertagus também já tinha tomado uma medida semelhante para ganhar espaço na ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal.

O Metro de Lisboa vem registando um aumento de afluência que foi reforçado com a entrada em vigor do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) que reduziu os preços dos passes mensais. Mas antes dessa medida que arrancou em Abril, o Metro já tinha registado uma subida de 7,7 milhões nos passageiros transportados em 2018.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem podem fazer descer o preço dos passes… todavia a qualidade e pontualidade nos transportes não melhora nem um bocadinho!

  2. Em vez de se pôr mais comboios a funcionar arranca-se bancos, que maravilha, o preço dos transportes sobe com a mesma velocidade que a qualidade desce.

RESPONDER

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …

Bruno de Carvalho quer reconstituição do ataque a Alcochete (e chama Pinto da Costa)

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho pediu ao tribunal a reconstituição da invasão à Academia do clube, em Alcochete, e arrolou 22 testemunhas, incluindo Pinto da Costa, Sousa Cintra, atletas das modalidades do …