/

A “nota de suicídio” de Hitler vai a leilão

O telegrama que Adolf Hitler escreveu ao marechal Ferdinand Schörner, no qual recusava abandonar Berlim, vai a leilão no estado norte-americano de Maryland, no fim de abril. O documento foi escrito dias antes da sua morte, tendo ficado conhecido como a “nota de suicídio” de Hitler.  

“Ficarei em Berlim para participar, de maneira honrosa, na batalha decisiva para a Alemanha e para dar um bom exemplo a todos os que permanecerem. Acredito que desta forma proporcionarei à Alemanha o melhor serviço (… ) quanto a vocês, devem fazer tudo o que é possível para ganhar a batalha por Berlim”, pode ler-se na nota, citada pelo RT.

De acordo com o presidente da companhia Alexander Historical Auctions, Bill Panagopulos, “não há nenhuma outra evidência escrita de que Hitler tenha declarado a sua intenção de permanecer (e morrer) em Berlim que possa ter sido localizada”. Por isso, afiança, “esta é essencialmente a ‘nota de suicídio’ de Hitler”.

O lote que vai a leilão inclui também a transcrição de Hitler da carta de Schörner, na qual implora para que o líder nazi fuja da capital alemã.

Hitler e a sua esposa, Eva Braun, suicidaram-se num bunker em Berlim a 30 de abril de 1945. Antes de morrer, e traçando o seu testamento político, Hitler promoveu Schörner, nomeando-o como chefe do exército alemão, em sucessão a si mesmo.

Pouco depois, o marechal deixou o seu cargo e fugiu da Checoslováquia, onde estava o seu quartel-general, para Áustria, deixando as suas tropas. Acabou depois por ser preso pelas forças norte-americanas neste país.

Após a guerra, Schörner passou 10 anos em várias prisões antes de ser em libertado em 1963. Depois, estabelecer-se em Munique, onde acabou por morrer.

O lote será vendido num leilão de dois dias, a realizar-se de 30 de abril a 1 de maio. Espera-se que o valor ascenda a 60.000 ou 80.000 dólares (53.000 a 71.000 euros).

Recentemente, foi também reeditado o diário do piloto e confidente de Hitler, Hans Baur, que revela também detalhes sobre o último dia antes da morte do líder nazi.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.