Diário do piloto de Hitler revela as últimas palavras do líder nazi

Jaysmark / Flickr

No seu diário recentemente reeditado, o piloto e confidente de Adolf Hitler, Hans Baur, partilhou o que o líder nazi lhe disse no dia em que morreu, alegadamente com a sua mulher, num bunker subterrâneo na Alemanha, a 30 de abril de 1945.

De acordo com o documento, o piloto sugeriu a Hitler que fugisse para o Japão ou para a Argentina, mas o líder nazi recusou a sugestão. “Vou acabar com isto hoje“, terá dito Hitler ao tenente-general Hans Baur, que se acredita ter sido o seu piloto e o confidente próximo, no dia em que se suicidou.

O diário levante o véu sobre a liderança do Reich nos dias anteriores à queda de Berlim, quando a capital alemão foi tomada pela União Soviética em 1945.

Segundo noticia o Daily Mail, citando o diário de Baur, o piloto terá convencido Hilter de que ainda “havia aviões disponíveis”, sugerindo que poderia levá-lo “ao Japão ou à Argentina”, países que “eram amigáveis por causa da sua atitude com os judeus”. Hitler terá recusado, insistindo ficar na capital alemã. “Ficar ou cair em Berlim“, terá dito.

“Um homem deve juntar coragem suficiente para enfrentar as consequências – e, por isso, estou a terminar isto agora. Sei que amanhã milhões de pessoas vão amaldiçoar-me – isso é o destino”, terá dito Hitler, de acordo com as notas de Baur.

Segundo o piloto, Hitler tinha medo que o Exército Vermelho recorresse a munições de gás, uma vez que sabiam que o líder nazi estava no seu bunker, onde, mais tarde, acabou por morrer. “De qualquer forma, eu não vou. Vou acabar com isto hoje”, terá dito Hitler.

Baur, que tentou escapar ao colapso do Reich acabando depois por ser apanhado, disse que Hitler veio ao seu encontro, e pegou nas suas mãos naquele que foi o último encontro entre os dois. “Baur, quero despedir-me de ti. Chegou o momento. Os meus generais traíram-me, os meus soldados não querem continuar e eu não consigo continuar”, terá dito Hitler, segundo o relato do piloto.

O piloto reiterou a confiança completa que Hitler teria em si, alegando que ambos desenvolveram uma “relação mais íntima e amigável”. De acordo com o piloto, Hitler considerava-o um amigo pessoal. O líder nazi chegou mesmo a ir ao casamento do seu piloto e ofereceu-lhe um carro no seu 40.º aniversário.

O relato de Baur sobre a vida por dentro da liderança do Reich foi publicado pela primeira vez na Alemanha há mais de 50 anos, sendo recentemente reimpresso no Reino Unido sob o título “I was Hitler’s Pilot” (“Eu fui o piloto de Hitler”).

Depois de ter sido apanhado, Baur esteve preso durante vários anos como prisioneiro soviético. O piloto acabou por morrer em 1993, com 96 anos.

PARTILHAR

RESPONDER

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …