Diário do piloto de Hitler revela as últimas palavras do líder nazi

Jaysmark / Flickr

No seu diário recentemente reeditado, o piloto e confidente de Adolf Hitler, Hans Baur, partilhou o que o líder nazi lhe disse no dia em que morreu, alegadamente com a sua mulher, num bunker subterrâneo na Alemanha, a 30 de abril de 1945.

De acordo com o documento, o piloto sugeriu a Hitler que fugisse para o Japão ou para a Argentina, mas o líder nazi recusou a sugestão. “Vou acabar com isto hoje“, terá dito Hitler ao tenente-general Hans Baur, que se acredita ter sido o seu piloto e o confidente próximo, no dia em que se suicidou.

O diário levante o véu sobre a liderança do Reich nos dias anteriores à queda de Berlim, quando a capital alemão foi tomada pela União Soviética em 1945.

Segundo noticia o Daily Mail, citando o diário de Baur, o piloto terá convencido Hilter de que ainda “havia aviões disponíveis”, sugerindo que poderia levá-lo “ao Japão ou à Argentina”, países que “eram amigáveis por causa da sua atitude com os judeus”. Hitler terá recusado, insistindo ficar na capital alemã. “Ficar ou cair em Berlim“, terá dito.

“Um homem deve juntar coragem suficiente para enfrentar as consequências – e, por isso, estou a terminar isto agora. Sei que amanhã milhões de pessoas vão amaldiçoar-me – isso é o destino”, terá dito Hitler, de acordo com as notas de Baur.

Segundo o piloto, Hitler tinha medo que o Exército Vermelho recorresse a munições de gás, uma vez que sabiam que o líder nazi estava no seu bunker, onde, mais tarde, acabou por morrer. “De qualquer forma, eu não vou. Vou acabar com isto hoje”, terá dito Hitler.

Baur, que tentou escapar ao colapso do Reich acabando depois por ser apanhado, disse que Hitler veio ao seu encontro, e pegou nas suas mãos naquele que foi o último encontro entre os dois. “Baur, quero despedir-me de ti. Chegou o momento. Os meus generais traíram-me, os meus soldados não querem continuar e eu não consigo continuar”, terá dito Hitler, segundo o relato do piloto.

O piloto reiterou a confiança completa que Hitler teria em si, alegando que ambos desenvolveram uma “relação mais íntima e amigável”. De acordo com o piloto, Hitler considerava-o um amigo pessoal. O líder nazi chegou mesmo a ir ao casamento do seu piloto e ofereceu-lhe um carro no seu 40.º aniversário.

O relato de Baur sobre a vida por dentro da liderança do Reich foi publicado pela primeira vez na Alemanha há mais de 50 anos, sendo recentemente reimpresso no Reino Unido sob o título “I was Hitler’s Pilot” (“Eu fui o piloto de Hitler”).

Depois de ter sido apanhado, Baur esteve preso durante vários anos como prisioneiro soviético. O piloto acabou por morrer em 1993, com 96 anos.

ZAP ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …