A “nota de suicídio” de Hitler vai a leilão

O telegrama que Adolf Hitler escreveu ao marechal Ferdinand Schörner, no qual recusava abandonar Berlim, vai a leilão no estado norte-americano de Maryland, no fim de abril. O documento foi escrito dias antes da sua morte, tendo ficado conhecido como a “nota de suicídio” de Hitler.  

“Ficarei em Berlim para participar, de maneira honrosa, na batalha decisiva para a Alemanha e para dar um bom exemplo a todos os que permanecerem. Acredito que desta forma proporcionarei à Alemanha o melhor serviço (… ) quanto a vocês, devem fazer tudo o que é possível para ganhar a batalha por Berlim”, pode ler-se na nota, citada pelo RT.

De acordo com o presidente da companhia Alexander Historical Auctions, Bill Panagopulos, “não há nenhuma outra evidência escrita de que Hitler tenha declarado a sua intenção de permanecer (e morrer) em Berlim que possa ter sido localizada”. Por isso, afiança, “esta é essencialmente a ‘nota de suicídio’ de Hitler”.

O lote que vai a leilão inclui também a transcrição de Hitler da carta de Schörner, na qual implora para que o líder nazi fuja da capital alemã.

Hitler e a sua esposa, Eva Braun, suicidaram-se num bunker em Berlim a 30 de abril de 1945. Antes de morrer, e traçando o seu testamento político, Hitler promoveu Schörner, nomeando-o como chefe do exército alemão, em sucessão a si mesmo.

Pouco depois, o marechal deixou o seu cargo e fugiu da Checoslováquia, onde estava o seu quartel-general, para Áustria, deixando as suas tropas. Acabou depois por ser preso pelas forças norte-americanas neste país.

Após a guerra, Schörner passou 10 anos em várias prisões antes de ser em libertado em 1963. Depois, estabelecer-se em Munique, onde acabou por morrer.

O lote será vendido num leilão de dois dias, a realizar-se de 30 de abril a 1 de maio. Espera-se que o valor ascenda a 60.000 ou 80.000 dólares (53.000 a 71.000 euros).

Recentemente, foi também reeditado o diário do piloto e confidente de Hitler, Hans Baur, que revela também detalhes sobre o último dia antes da morte do líder nazi.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …

Nova terapia genética tratou mieloma múltiplo em ratos

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova terapia genética que conseguiu tratar o mieloma múltiplo em ratos. Após duas semanas, os ratos já mostravam melhorias. O mieloma múltiplo é um cancro com origem nos plasmócitos da …

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …