/

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

João Vasconcelos, fundador da Startup Lisboa e ex-secretário de Estado da Indústria, morreu esta noite. Tudo indica que o antigo governante terá sofrido um ataque cardíaco.

O ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos morreu durante a noite desta terça-feira, em Lisboa, com 43 anos, disse à Lusa fonte do PS. Segundo o Dinheiro Vivo, que ouviu fontes próximas, tudo indica que o ex-governante terá sofrido um ataque cardíaco. No entanto, só a autópsia poderá revelar a causa da morte.

João Vasconcelos, integrou o Governo de António Costa e destacou-se por liderar o processo da vinda da Web Summit para Portugal. Atualmente, o x-governante era presidente do Conselho Consultivo da empresa de micromobilidade Flash.

Vasconcelos, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 na sequência do processo que investigava o pagamento pela Galp de viagens, refeições e bilhetes para jogos da seleção nacional no Euro 2016, que acabou por ser arquivado.

Diretor executivo da Startup Lisboa – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Segundo o portal do Governo, João Vasconcelos foi adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011. Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou também diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

João Vasconcelos era um apaixonado por empreendedorismo e visto pelos que o rodeavam como uma “máquina de trabalhar”. “Um tipo cheio de energia com pouco mais de 40 anos”, escreveu o economista António Nogueira Leite, no Twitter.

Também Robin Wauters, Fundador do Tech_Eu e antigo jornalista do site Tech Crunch e The Next Web, escreveu na rede social que se lembra de João Vasconcelos “como um campeão super apaixonado pelas startups em Portugal e alguém que estava sempre a sorrir independentemente de quando o visse”.

Até ao momento não há indicação de quando e onde decorrerão as cerimónias fúnebres.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.