/

Assassinado o líder da família Gambino, da máfia de Nova Iorque

O mafioso Francesco “Franky Boy” Cali , líder da família Gambino, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira, em frente à sua casa, em Nova Iorque (Estados Unidos), de acordo com informações da polícia local. Este foi o primeiro assassinato de um chefe da máfia na cidade nas últimas três décadas.

Cali, de 53 anos, foi baleado seis vezes no peito, por volta das 21:20 (01:20 desta quinta-feira, em Portugal) e atropelado por uma camioneta conduzida pelos supostos assassinos. Levado para o Hospital da Universidade de Staten Island, foi declarado morto. O incidente ocorreu frente à sua casa, no bairro de Todt Hill, em Staten Island.

De acordo com o Guardian, a esposa e os filhos de Cali estavam em casa no momento do ataque. Embora não tenha havido qualquer detenção até ao momento, oficiais da polícia estão à procura da arma usada no crime e da camioneta que o terá atropelado.

Na manhã de quinta-feira, o departamento de polícia de Nova Iorque fechou o bloco residencial onde o ocorreu o assassinato. Segundo um dos vizinhos, identificado apenas como Thomas, o dia anterior tinha sido “louco”. Estava a ver televisão quando ouviu os tiros. “Ninguém esperava, porque é um bairro seguro”.

Apesar do incidente, afirmou não ter ficado totalmente surpreso. “Há tantos membros da máfia por aqui. Estão aqui há mais de 40 anos, antes mesmo de eu nascer. Não é nada que possamos mudar. Isso acontece há tanto tempo”, disse.

A família Gambino, uma das cinco que compõem a máfia siciliana de Nova Iorque, chegou a ser considerada a maior organização criminosa dos EUA, dedicada a todos os tipos de atividades criminosas até à sua queda, na década de 90, devido às ações das autoridades americanas.

O assassinato de Cali é o primeiro em décadas de um chefe da máfia em Nova Iorque e o de um líder da família Gambino desde que John J. Gotti, em 1985, ordenou a morte de Paul Castellano para tomar o poder da organização.

Gotti foi detido no final da década de 1990, graças à colaboração do seu segundo no comando, Salvatore Gravano, com o FBI, uma relação que provocou a queda de vários chefes da máfia e que levou a família Gambino a perder grande parte do seu poder.

Gotti foi condenado por extorsão e assassinato, em 1992, tendo morrido na prisão, em 2002. De acordo com o New York Times, em 2013, o seu filho, John A. Gotti, foi esfaqueado em Syosset, Nova Yorque, tendo sobrevivido.

De pais sicilianos, Cali nasceu em Nova Iorque, em 1965, e desde jovem esteve envolvido na máfia nova-iorquina. Entre 2008 e 2009 cumpriu 10 meses de prisão por um crime de extorsão, tendo assumido o controlo da organização em 2015. As autoridades americanas e italianas consideraram-no membro da Cosa Nostra.

Enquanto décadas se passaram desde o último suspeito de assassinato de um chefe da máfia em Nova Iorque, mais recentemente membros de nível inferior foram alvo de violência. Em outubro, Sylvester Zottola, suspeito de pertencer à família criminosa Bonanno, foi baleado e morto num restaurante McDonald’s. Três meses antes, o seu filho tinha sido também baleado várias vezes, mas sobreviveu.

Com uma população de quase meio milhão de habitantes, Staten Island é a região mais negligenciada dos cinco bairros de Nova Iorque, sendo conhecida pela influência de mafiosos, indica o Guardian. Ao contrário do resto da cidade, que é solidamente democrata, o bairro em sido tradicionalmente republicano.

TP, ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.