O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou divulgar um comunicado preparado pela Casa Branca que apelidava de “herói” o recém falecido senador republicado John McCain.
Após a morte do senador republicano John McCain, foram vários os funcionários que defenderam a divulgação de um comunicado oficial da Casa Branca no qual se chamava o senador de “herói” e se elogiava o seu serviço militar, em particular o desempenho no Vietname, onde foi prisioneiro de guerra.
Mas Donald Trump pôs um travão. Segundo o The Washington Post, o Presidente norte-americano rejeitou a versão final da declaração, dizendo que preferia reagir no Twitter à morte de McCain. “As minhas mais profundas simpatias e respeito vão para a família do senador John McCain. Os nossos corações e orações estão consigo!”, escreveu.
De acordo com a agência EFE, a decisão de Donald Trump rompe com o protocolo habitual dos presidentes dos EUA, que, por norma, emitiam comunicados onde destacavam as conquistas e proezas das personalidades após a sua morte. Além disso, esta decisão evidencia, sobretudo, o grau de animosidade que Trump ainda sente por McCain.
Apesar de pertencerem ao Partido Republicano, Trump e McCain mantinham uma relação contenciosa. Ainda enquanto candidato, Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.
John McCain, que morreu no sábado aos 81 anos devido a um agressivo cancro cerebral, será enterrado no próximo domingo, dia 2 de setembro, na Academia Naval de Annapolis (Maryland), depois do velório no Capitólio, uma honra reservada a poucos.
ZAP // EFE
“Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.” Será que esta trampa fez tropa ou esteve na guerra e sabe o que é ser “apanhado” pelo IN ? E votam num incapacitado intelectual, mental deste calibre para presidente de uma potência mundial?
Votam, infelizmente.
O único e verdadeiro cancro que alguma vez passou pela cabeça de McCain, chama-se Donald Trump.
Se não fosse o apelido dele, queria ver quem era o herói.
Quantos americanos que morreram no Vietnan foram heróis anónimos só pq não tiveram um pai chamado Mc Cain.
Por vezes os americanos confundem a BD com a realidade e este é um herói de BD
És um ignorante que acha que sabe tudo e não sabe nada. Se não fosses, saberias que uma das razões pelas quais o McCain é um verdadeiro herói, é porque quando foi preso, por ser filho de um almirante, poderia ter sido trocado e libertado, mas recusou e optou por ficar preso com os seus camaradas de combate..
Caro Prof. Pardal… Você está a passar ao lado da questão. O que está aqui em causa não é se há outros herois de guerra que não são políticos famosos. O que está em causa é se há outros políticos famosos que sejam herois de guerra… E isso não há.
Não minimize o valor de McCain só porque não é dado o mesmo destaque a outros herois de guerra. Os outros é que têm de ser mais inaltecidos, não é McCain que tem de ser diminuido. Nivelar por baixo é estupidez, amigo.
*enaltecidos.
Muita gente ignorante…
A grande maioria dos combatentes da guerra do Vietname e os POW têm vergonha que se chame “Herói” a McCain.
Cultivem-se, tentem descobrir porquê.