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Novos condutores poderão ser obrigados a saber usar desfibrilhadores

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A formação no uso de desfibrilhadores deverá ser obrigatória para quem tirar a carta de condução, alunos do ensino secundário e dos cursos de Ciências da Saúde e do desporto, bem como para vários grupos profissionais.

A recomendação de formação em suporte básico de vida (SBV) e desfibrilhação automática externa (DAE) consta de um relatório do INEM, onde são feitas várias recomendações, segundo noticia esta quarta-feira o Jornal de Notícias na sua edição impressa.

O relatório foi realizado por um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde para estudar a requalificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa de 2009 e está em discussão pública até dia 27 de agosto.

O objetivo passa por formar mais pessoas para que estejam aptas para lidar com paragens cardiorrespiratórias e assim salvar vidas.

No documento é destacado que a desfibrilhação deve continuar a ser enquadrada em programas organizados e manuseada por operacionais treinados e licenciados, de acordo com a lei.

“Contudo, no momento atual estão reunidas as condições de segurança para que, em situações particulares, o manuseio do DAE possa ser feito por cidadãos não treinados, sempre que possível por indicação telefónica dada pelo médico do CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], ou estruturas equivalentes nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, em tempo útil e em benefício da vítima”, é referido.

Nesse sentido, o grupo trabalho recomenda que a formação no uso do dispositivo passe a ser obrigatória a todos os candidatos à obtenção de carta de condução e de licença marítima turística, alunos no ensino secundário, concretizando-se o currículo oficial em vigor para o treino de (SBV) e acrescido de treino em competências de DAE, e alunos do ensino superior das Ciências da Saúde e do Desporto.

Para além dos profissionais de saúde, a formação deverá ser também obrigatória a todos os nadadores-salvadores do Instituto de Socorros a Náufragos, agentes da GNR integrados no Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), novos elementos incorporados nas forças de segurança (PSP, Polícia Municipal, GNR e polícia marítima).

“Tripulantes de ambulâncias (incluindo de transporte não urgente e de empresas privadas, em ambulância ou viatura dedicada ao transporte de doentes) e novos vigilantes de empresas de segurança, oficiais da marinha mercante (…) e os tripulantes de cabine de aeronaves comerciais com base em Portugal” devem, segundo o grupo de trabalho, também fazer a formação.

O relatório recomenda também um reforço de dispositivos em locais onde passam em média mil pessoas por dia como centros comerciais, unidades hoteleiras, monumentos, áreas de diversão, embarcações turísticas e de transporte público, aeronaves da aviação comercial, comboios de longo curso, estabelecimentos de ensino, ginásios e complexos desportivos e unidades de saúde.

É também proposta a “implementação de um estudo-piloto que implique a realização de um registo a efetuar em duas ou três regiões do país, durante um tempo determinado e que deverá incluir todas as entidades responsáveis pelos cuidados de saúde das vítimas de PCR [paragem cardiorrespiratória] nas regiões escolhidas”.

No documento é referido ainda que o grupo de trabalho “detetou importantes lacunas” nos registos de casos e sugere a criação de novas bases de dados.

É ainda recomendado um Plano Nacional de Combate à Morte Súbita Cardíaca e o desenvolvimento de uma Campanha Nacional de Sensibilização.

// Lusa

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2 Comments

  1. concordo com aulas para quem quiser
    dar aulas nos centros comerciais, escolas, bombeiros etc.
    mas agora pergunto: o que adianta ter uma formaçao do aparelho se depois na estrada e num acidente ninguem tem esse aparelho nas viaturas. so os bombeiro é que o têm.
    a demora da chegada do socorro pode fazer a diferença.mas nao me adianta ter formação se depois nao a posso usar porque ninguem tem o aparelho.
    ja existe nos centros comercias e se nao me engano so os seguranças é que têm formação.
    mas pelo que ja ouvi, qualquer pessoa que nao tenha formaçao pode usar porque as instruçoes sao faceis de seguir

    • Quantas mais pessoas souberem usar os desfibrilhadores, melhor (assim como a formação de primeiros-socorros)!
      Parece-me óbvio que a ideia é usar-se o aparelho em situações de paragens cardio-respiratórias devido a doença súbita (ataques cardíacos, etc) e em zonas com muitas pessoas (shoppings, estádios, aeroportos, etc) – e não em acidentes de viação!!
      Isso até seria perigoso…
      Não são só as viaturas dos bombeiros que tem desfibrilhadores; tem todas as ambulâncias/viaturas de socorro (Bombeiros, CVP, INEM, Forças armadas, etc).

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