/

Casal britânico hospitalizado esteve exposto ao gás nervoso Novichok

Neil Hall / EPA

Um casal britânico encontrado em estado crítico, a 15 quilómetros da cidade onde Sergei Skripal e a sua filha foram envenenados, foi exposto ao mesmo agente nervoso, o Novichok.

Um homem e uma mulher foram encontrados inconscientes este sábado, em Amesburty, a poucos quilómetros da cidade onde o ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha foram envenenados, em março deste ano.

O casal britânico foi hospitalizado em estado crítico no hospital de Salisbury, Inglaterra, depois de ter sido exposto a uma “substância desconhecida” que, segundo o chefe do contraterrorismo britânico, Neil Basu, é o mesmo agente nervoso que envenenou o ex-espião, o Novichok.

“Recebemos esta noite os resultados a análise que mostram que as duas pessoas foram expostas ao agente enervante Novichok”, disse Neil Basu à comunicação social. Fica ainda por determinar se existe alguma ligação entre o envenenamento de Sergei e Yulia Skripal.

Neil Basu adiantou que não estava determinado se estas pessoas tinham sido atacadas de propósito ou se a situação resultava de algum acidente. Dawn Sturgess, de 44 anos, e Charlie Rowley, de 45, tinham estado no parque Rainha Isabel na noite anterior, o que gerou alguma especulação acerca de uma eventual ligação ao ataque do antigo espião.

Segundo o Público,  as autoridades britânicas isolaram algumas zonas que acreditam ter sido frequentadas pelo casal como medida de prevenção. Ainda assim, as autoridades afirmam que os responsáveis da área da saúde entendem que não existem riscos significativos para a saúde pública.

Até ao momento, não existe registo de mais ninguém com os mesmos sintomas ligados a este incidente. Citado pelo The Guardian, Neil Basu frisa que a “prioridade para a equipa de investigadores neste momento é estabelecer como é que estas duas pessoas entraram em contacto com o agente nervoso tóxico”.

Além disso, o comissário britânico lembrou que a investigação à tentativa de homicídio de Sergei e Yulia Skripal continua em curso e que existe um grupo de cerca de 100 detetives a seguir pistas “para identificar os responsáveis do que continua a ser um ataque criminoso, bárbaro e imprudente”.

Ainda assim, não foram recolhidos os elementos necessários para afirmar que os dois ataques estão ligados. A investigação tentará, porém, responder a essa pergunta.

Gabinete do Reino Unido reúne-se de urgência

O Gabinete do Reino Unido reúne-se esta quinta-feira de emergência para analisar o caso do casal encontrado em estado crítico, depois de exposto ao mesmo agente que envenenou o ex-espião russo e a sua filha.

A reunião – conselho de ministros britânico – será presidida pelo ministro do Interior, Sajid Javid. Um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May, disse que o evento está a ser tratado com “extrema seriedade”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.