Casal britânico hospitalizado esteve exposto ao gás nervoso Novichok

Neil Hall / EPA

Um casal britânico encontrado em estado crítico, a 15 quilómetros da cidade onde Sergei Skripal e a sua filha foram envenenados, foi exposto ao mesmo agente nervoso, o Novichok.

Um homem e uma mulher foram encontrados inconscientes este sábado, em Amesburty, a poucos quilómetros da cidade onde o ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha foram envenenados, em março deste ano.

O casal britânico foi hospitalizado em estado crítico no hospital de Salisbury, Inglaterra, depois de ter sido exposto a uma “substância desconhecida” que, segundo o chefe do contraterrorismo britânico, Neil Basu, é o mesmo agente nervoso que envenenou o ex-espião, o Novichok.

“Recebemos esta noite os resultados a análise que mostram que as duas pessoas foram expostas ao agente enervante Novichok”, disse Neil Basu à comunicação social. Fica ainda por determinar se existe alguma ligação entre o envenenamento de Sergei e Yulia Skripal.

Neil Basu adiantou que não estava determinado se estas pessoas tinham sido atacadas de propósito ou se a situação resultava de algum acidente. Dawn Sturgess, de 44 anos, e Charlie Rowley, de 45, tinham estado no parque Rainha Isabel na noite anterior, o que gerou alguma especulação acerca de uma eventual ligação ao ataque do antigo espião.

Segundo o Público,  as autoridades britânicas isolaram algumas zonas que acreditam ter sido frequentadas pelo casal como medida de prevenção. Ainda assim, as autoridades afirmam que os responsáveis da área da saúde entendem que não existem riscos significativos para a saúde pública.

Até ao momento, não existe registo de mais ninguém com os mesmos sintomas ligados a este incidente. Citado pelo The Guardian, Neil Basu frisa que a “prioridade para a equipa de investigadores neste momento é estabelecer como é que estas duas pessoas entraram em contacto com o agente nervoso tóxico”.

Além disso, o comissário britânico lembrou que a investigação à tentativa de homicídio de Sergei e Yulia Skripal continua em curso e que existe um grupo de cerca de 100 detetives a seguir pistas “para identificar os responsáveis do que continua a ser um ataque criminoso, bárbaro e imprudente”.

Ainda assim, não foram recolhidos os elementos necessários para afirmar que os dois ataques estão ligados. A investigação tentará, porém, responder a essa pergunta.

Gabinete do Reino Unido reúne-se de urgência

O Gabinete do Reino Unido reúne-se esta quinta-feira de emergência para analisar o caso do casal encontrado em estado crítico, depois de exposto ao mesmo agente que envenenou o ex-espião russo e a sua filha.

A reunião – conselho de ministros britânico – será presidida pelo ministro do Interior, Sajid Javid. Um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May, disse que o evento está a ser tratado com “extrema seriedade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …