Os romenos não gostaram de ver um dos seus trajes tradicionais copiados pela Dior e encontraram uma alternativa para fazer frente à marca francesa.
A pequena cidade de Beiuș, na região de Bihor, na Roménia, comprou recentemente uma guerra com a francesa Dior, uma das marcas de roupa mais luxuosas do mundo.
A marca criou, para uma das suas coleções, um colete igual aos trajes tradicionais da cidade. A peça foi exibida em desfiles e é vendida por 30 mil euros, mas as artesãs que produzem estas peças há mais de cem anos nem sequer foram citadas pela Dior.
Por isso, para fazer frente à poderosa empresa, a revista de moda romena Beau Monde decidiu fundar uma nova marca, a Bihor Couture, para dar visibilidade à cultura da vila.
A marca romena vende agora o colete original de Beiuș por apenas 500 euros e outras peças criadas pelos artesãos locais. Também lançou uma campanha publicitária em que as designers oficiais da marca, ou seja, as artesãs romenas, são as principais protagonistas.
Para além de estarem em publicidade de revistas e até num anúncio criado pela agência publicitária McCann, algumas artesãs chegaram mesmo a visitar a Semana de Moda de Paris, em França.
A nova marca também fez um convite à diretora criativa da Dior, Maria Grazia, para criar uma peça em parceria com as artesãs locais, mas não obteve resposta.
Depois do lançamento da campanha, a 14 de março, as vendas dispararam no site e tiveram de ser contratados mais artesãos. As vendas tiveram um pico novamente este mês, graças aos ‘influenciadores digitais’ do Instagram que começaram a usar as peças e a partilhá-las na rede social.
Além de ajudar as artesãs locais, o lucro destas vendas também está a financiar uma escola de tecelagem na região romena, que ajuda a manter viva a tradição.
A indústria da moda tem sofrido críticas constantes e já foi acusada mais do que uma vez de apropriação cultural pelo hábito de usar padrões e designs de diferentes culturas para criar coleções, sem dar crédito nem visibilidade aos verdadeiros criadores.
A BBC questionou a Dior sobre esta campanha da Bihor Couture, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.
ZAP // BBC