O Governo lança, esta quarta-feira, uma nova campanha contra o tabaco que assenta num vídeo de 15 minutos e que tem o objectivo claro de “chocar”, para ver se é desta que o números de fumadores diminui.
Intitulado “Deixe de Fumar. Opte por Amar Mais”, esta curta-metragem de 15 minutos vai ter a sua ante-estreia esta quarta-feira, no Cinemas NOS, no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Depois disso, será exibida nas salas de cinema e uma versão mais pequena será publicada nas redes sociais. À televisão só deverá chegar em Novembro.
O vídeo centra-se numa mãe fumadora, protagonizada por Paula Neves, que luta contra um cancro no pulmão em fase avançada, e que tem uma filha.
Ao longo do filme vemos a degradação física da mãe, uma “fumadora durante toda a sua vida” que “não conseguiu largar o vício até ser demasiado tarde”, como explica a atriz ao Público.
Só no momento em que se confronta com a possibilidade de a filha “herdar” o mesmo vício, é que a personagem toma “consciência” e “muda tudo”, salienta a actriz. “Esse foi o momento-chave”, explica, frisando que esta “não quer que a filha sofra o mesmo”.
“Uma princesa não fuma”, é o conselho final que a mãe dá à filha no filme que foi idealizado por duas jovens de 18 anos da Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD), no seguimento de um concurso de ideias. A realização do filme ficou a cargo de André Badalo, realizador e professor da EPAD.
O objectivo da campanha é chocar, como admite o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, em declarações ao mesmo jornal, salientando que está “muito focada num segmento específico, o das mulheres, especificamente mais jovens”.
Este dado deve-se ao facto de o consumo de tabaco ter subido, sobretudo entre as mulheres, nos últimos anos. A intenção do Governo é reduzir o número de fumadores dos actuais 20% para 17% até 2020, nota Fernando Araújo ao Público.
Após o investimento nas imagens de choque, nos maços de tabaco, não ter surtido a descida desejada no consumo, o Ministério da Saúde espera agora que este vídeo, que apela às emoções, seja mais eficaz.