“Uma princesa não fuma”. Governo lança campanha choque contra o tabaco

O Governo lança, esta quarta-feira, uma nova campanha contra o tabaco que assenta num vídeo de 15 minutos e que tem o objectivo claro de “chocar”, para ver se é desta que o números de fumadores diminui.

Intitulado “Deixe de Fumar. Opte por Amar Mais”, esta curta-metragem de 15 minutos vai ter a sua ante-estreia esta quarta-feira, no Cinemas NOS, no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Depois disso, será exibida nas salas de cinema e uma versão mais pequena será publicada nas redes sociais. À televisão só deverá chegar em Novembro.

O vídeo centra-se numa mãe fumadora, protagonizada por Paula Neves, que luta contra um cancro no pulmão em fase avançada, e que tem uma filha.

Ao longo do filme vemos a degradação física da mãe, uma “fumadora durante toda a sua vida” que “não conseguiu largar o vício até ser demasiado tarde”, como explica a atriz ao Público.

Só no momento em que se confronta com a possibilidade de a filha “herdar” o mesmo vício, é que a personagem toma “consciência” e “muda tudo”, salienta a actriz. “Esse foi o momento-chave”, explica, frisando que esta “não quer que a filha sofra o mesmo”.

“Uma princesa não fuma”, é o conselho final que a mãe dá à filha no filme que foi idealizado por duas jovens de 18 anos da Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD), no seguimento de um concurso de ideias. A realização do filme ficou a cargo de André Badalo, realizador e professor da EPAD.

O objectivo da campanha é chocar, como admite o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, em declarações ao mesmo jornal, salientando que está “muito focada num segmento específico, o das mulheres, especificamente mais jovens”.

Este dado deve-se ao facto de o consumo de tabaco ter subido, sobretudo entre as mulheres, nos últimos anos. A intenção do Governo é reduzir o número de fumadores dos actuais 20% para 17% até 2020, nota Fernando Araújo ao Público.

Após o investimento nas imagens de choque, nos maços de tabaco, não ter surtido a descida desejada no consumo, o Ministério da Saúde espera agora que este vídeo, que apela às emoções, seja mais eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …

Portugal considera "inamistosa e injustificada" a decisão da Venezuela sobre a TAP

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inamistosa” e “injustificada” …

Presidente do Afeganistão reeleito para segundo mandato

O Presidente do Afeganistão foi reeleito para um segundo mandato com 50,64% dos votos, anunciou a comissão eleitoral independente afegã, esta terça-feira, ao divulgar os resultados definitivos das eleições realizadas em setembro passado. "A comissão eleitoral …