“Uma princesa não fuma”. Governo lança campanha choque contra o tabaco

O Governo lança, esta quarta-feira, uma nova campanha contra o tabaco que assenta num vídeo de 15 minutos e que tem o objectivo claro de “chocar”, para ver se é desta que o números de fumadores diminui.

Intitulado “Deixe de Fumar. Opte por Amar Mais”, esta curta-metragem de 15 minutos vai ter a sua ante-estreia esta quarta-feira, no Cinemas NOS, no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Depois disso, será exibida nas salas de cinema e uma versão mais pequena será publicada nas redes sociais. À televisão só deverá chegar em Novembro.

O vídeo centra-se numa mãe fumadora, protagonizada por Paula Neves, que luta contra um cancro no pulmão em fase avançada, e que tem uma filha.

Ao longo do filme vemos a degradação física da mãe, uma “fumadora durante toda a sua vida” que “não conseguiu largar o vício até ser demasiado tarde”, como explica a atriz ao Público.

Só no momento em que se confronta com a possibilidade de a filha “herdar” o mesmo vício, é que a personagem toma “consciência” e “muda tudo”, salienta a actriz. “Esse foi o momento-chave”, explica, frisando que esta “não quer que a filha sofra o mesmo”.

“Uma princesa não fuma”, é o conselho final que a mãe dá à filha no filme que foi idealizado por duas jovens de 18 anos da Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD), no seguimento de um concurso de ideias. A realização do filme ficou a cargo de André Badalo, realizador e professor da EPAD.

O objectivo da campanha é chocar, como admite o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, em declarações ao mesmo jornal, salientando que está “muito focada num segmento específico, o das mulheres, especificamente mais jovens”.

Este dado deve-se ao facto de o consumo de tabaco ter subido, sobretudo entre as mulheres, nos últimos anos. A intenção do Governo é reduzir o número de fumadores dos actuais 20% para 17% até 2020, nota Fernando Araújo ao Público.

Após o investimento nas imagens de choque, nos maços de tabaco, não ter surtido a descida desejada no consumo, o Ministério da Saúde espera agora que este vídeo, que apela às emoções, seja mais eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …