A poluição do ar, responsável por fazer muitos chineses saírem de casa a usar máscaras cirúrgicas, está a causar uma onda de criatividade entre os artistas plásticos do país.
A grave poluição da atmosfera tornou Pequim imprópria para viver, diz um relatório da Academia de Ciencias Sociais de Xangai, segundo o qual a poluída capital chinesa é apenas ultrapassada por Moscovo.
Kong Ning, uma artista inspirada pela poluição quotidiana nas cidades da China, viu uma das suas pinturas popularizar-se na internet depois de publicar numa rede social uma imagem a segurar o quadro na Praça da Paz Celestial.
O governo, pouco acostumado a críticas, apagou os tweets de Kong Ning, que mostravam os seus quadros típicos, com personagens que usavam as máscaras cirúrgicas.
A artista diz que, apesar das suas manifestações em público, não é uma dissidente política e apenas ambiciona deixar a sua arte para as gerações futuras.
Outros artistas conhecidos fazem performances públicas que tentam representar a sensação de sufoco causada pelos poluentes.
Mas o tema leva até desenhadores amadores a postar também nas redes sociais chinesas os seus desenhos, com pessoas cobertas por equipamentos para respirar.
ZAP / BBC
Poluição na China
-
27 Fevereiro, 2014 Chineses fazem arte de protesto contra poluição
-
13 Fevereiro, 2014 Pequim considerada “imprópria para viver” devido à poluição
-
21 Janeiro, 2014 O maior chuveiro do planeta para lavar o ar da China
-
19 Novembro, 2013 Poluição está a tornar os chineses inférteis