ZAP

Comboio CP da Linha do Douro
Automotoras foram devolvidas para Espanha, faltam funcionários. Já foram suprimidos mais de 29 comboios porque não havia revisores.
Quem costuma circular nos comboios da Linha do Douro deverá ter mais problemas ao longo deste Verão. A CP – Comboios de Portugal está com dificuldades, quer no material, quer no pessoal.
O jornal Público explica que as automotoras que estavam alugadas à Renfe vão ser devolvidas à empresa espanhola, porque estão a atingir o limite de quilometragem estipulado no contrato. Mais quilómetros seriam sinónimo de nova grande revisão e novo investimento considerável.
São ao todo 12 automotoras UTD (unidades triplas a diesel) mas a CP vai ficar só com 9 ao longo das próximas semanas – o aluguer só terminaria no final de 2025.
Também faltam funcionários. Só nos últimos dois meses, na Linha do Douro foram suprimidos mais de 20 comboios porque não havia revisores. E tem sido difícil contratar revisores: o salário é baixo e os candidatos precisam de passar por uma formação de cinco meses; muitos desistem.
Com menos comboios e com pouco pessoal, a CP estuda respostas. E uma delas é suprimir três comboios em cada sentido na Linha do Douro, entre Marco de Canaveses e Régua. Prevê-se um Verão com dificuldades extra.
“É inadmissível”, queixa-se José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua. “É inaceitável e lesiva”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
A falta de material afecta outras zonas do país, essencialmente Oeste, Alentejo e Algarve. Na Linha do Oeste, neste ano já foram suprimidos 20 comboios – estavam avariados.
CP nega
A CP-Comboios de Portugal enviou entretanto um comunicado, no qual nega qualquer previsão de alteração do serviço comercial na Linha do Douro, nomeadamente entre Marco de Canaveses e Régua.
A empresa confirma que vai devolver algumas automotoras da série UTD 592 à Renfe, por estarem a ser atingidos os limites de utilização contratual, “mas isso não resultará na supressão de nenhum comboio”.
A CP explica que a eletrificação em curso em algumas linhas do país e a chegada de novos comboios vai permitir reafectar unidades diesel, entre outros, à Linha do Douro.
(artigo actualizado com comunicado da CP)
A CP faz concursos ilegais que violam a lei quando pede o 12º ano para revisores e bilheteiros, não o podem fazer, a escolaridade é de acordo com a data de nascimento pois é isso que a lei obriga.
O salário dos revisores é excelente, se os candidatos desistem é porque não têm perfil para a profissão, se a CP quer revisores e bilheteiros tem de deixar de pedir o 12º ano como era antigamente e não havia problemas, deve apostar nos candidatos nascidos até aos anos 80, se fizerem isto a falta de pessoal fica resolvida.
e nesta terriola chamada de Portugal reinam os incompetentes que gerem tudo mal… vinde bifes, chouriços e bom vinho para a nossa mesa, enquanto os portugueses nem ganham para manter uma vela acesa…
A culpa é nossa. Até minha!
Num país em que se paga para ficar mais estúpido (televisão por cabo) estava à espera que o governo tivesse algum interesse por lhe melhorar as condições de vida?