A Agência Espacial Norte Americana tem uma proposta radical para levar humanos até ao Planeta Vermelho: modificar o ADN dos seus astronautas.
Entre os humanos mais corajosos do planeta, estão sem dúvida os astronautas, que já se aventuram no espaço em busca de descobertas científicas. Mas levar o Homem até outro planeta é um desafio ainda mais difícil – quer pelo elevado custo, quer pela dificuldade em criar formas de proteger o corpo humano em ambientes extremos.
Elon Musk, CEO da SpaceX, uma das empresas privadas que está na corrida a Marte, foi dos primeiros a alertar que a radiação cósmica vai afectar o cérebro dos astronautas. Outro dos problemas identificados é o aumento da probabilidade de ocorrência de cancros, devido à maior exposição dos astronautas à radiação.
Mas a agência espacial norte americana, NASA, tem agora uma proposta radical para levar o Homem até ao Planeta Vermelho: modificar o ADN dos seus astronautas para que eles se tornem mais tolerantes às viagens espaciais.
“Temos recolhido muito conhecimento em relação às viagens espaciais. Tratamentos com medicamentos parecem ser muito promissoras para coisas mais extremas, como as modificações epigenéticas. Mas isso levanta vários problemas éticos, pelo que estamos em fase experimental” diz Douglas Terrier, Director de Tecnologia da NASA.
Os cientistas sabem que os astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI), em poucos meses em órbita, já são expostos a dez vezes mais radiação do que as pessoas na Terra, e a EEI está a apenas 408 quilómetros da Terra. Uma viagem de 54.6 milhões de quilómetros de distância até Marte é realmente muito mais perigosa.
A modificação do ADN dos astronautas, no entanto, é um recurso extremo que a NASA só deverá vir a aplicar em último caso, se não for possível encontrar melhores alternativas de adaptação dos seres humanos ao espaço – em especial a sua resistência à radiação.
Talvez fosse mais simples, por exemplo, construir naves mais resistentes à radiação, não?
// Oficina da Net / The Times
“Talvez fosse mais simples, por exemplo, construir naves mais resistentes à radiação, não?”
O autor deste artigo, em especial por causa dessa brilhante frase, não tardará a figurar nos quadros da NASA.
Podiam mandar os jornalistas da ZAP a Marte
E tu podias informar-te antes de comentares
https://zap.aeiou.pt/nasa-esta-recrutar-mestres-do-origami-desenvolver-escudo-anti-radiacao-dobravel-167587
http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-07-20-A-NASA-precisa-da-sua-ajuda
e por aí fora…
Ambas as noticias que forneceu são treta. Mal traduzidas , mal interpretadas ou com más fontes ( que são outros jornais porque para fazer jornalismo hoje em dia bastam 3 teclas – ctrl – c – v e o google translate).
Isto é o que a Nasa pediu.
We are seeking novel folding/origami-based patterns and concepts for packaging a large radiation shield within a single launch vehicle that can be deployed around a Mars vehicle in cis-Lunar space.
Fonte:https://www.nasa.gov/feature/develop-an-origamifolding-concept-for-radiation-shield-packingdeploying
Keyword: Packaging.
Sim. Mas se ler mais vai perceber que há projetos para criar escudos contra a radiação para hipotéticas naves espaciais de grandes dimensões. Não pode ficar apenas pela rama. Procure ler mais que vai ver onde as coisas andam.
Olha-me este artista… Nada sabe e ainda por cima é arrogante. Vá tratar-se!
Mas que grande cromo! Este homem só diz disparares. Caro “É Portugal no seu melhor. Comentam, arrogantemente e demonstram toda a sua ignorância” está corretíssimo. Quanto ao resto nem comento.
Talvez tenham de trocar o cabeçalho da noticia para: A Agência Espacial Norte Americana tem uma proposta radical para levar HUMANOIDES até ao Planeta Vermelho
Os dois comentários anteriores primam pelo desconhecimento. É de facto verdade e mesmo o último comentário da notícia é uma hipótese que anda a ser testada há muitos anos através de várias técnicas. Informem-se primeiro ou procurem estar a par das novidades nesta área e vão ver que muita coisa que parece estranha na realidade não o é.
“Talvez fosse mais simples, por exemplo, construir naves mais resistentes à radiação, não?”
Não … porquê? É um bom exercício para um jornalista.
Dica: Massa, energia e Aurora Boreal.
E que tal se lesses umas coisas antes de comentares? Poupavas demonstrações inequívocas de pura ignorância. Leya mais
Certo , com esse comentário provou inequivocamente que estou enganado.
Caro amigo. Não preciso de lhe explicar por que motivo 2+2=4. Agora quando diz que não é pode ter a certeza que está errado. Se quer aprender ou não é um problema seu. Agora a dica que deixou “Massa, energia e Aurora Boreal.” é uma palermice de quem nada percebe do que se fala por aqui. E de facto demonstrou-o inequivocamente.
Leya (senhor ou senhora): Acha que sabe como se explica a razão pela qual 2+2=4? Então explique! Mas não fique pelo: “Ah! Dois mais dois é igual a quatro!”. Isso toda a gente sabe! Mas porquê que é assim… Sabe explicar… matemáticamente? Muito poucos sabem (e alguns acham que sabem). O exemplo que deu não foi brilhante (podia ter dado outro).
Quanto à dica… Eu também não percebi, mas se não percebe não quer dizer que a dica é “palermice”! Não seja tão percipitado/a a julgar e criticar…
Nota: E nem sequer estou a defender qualquer ponto de vista (relativamente á notícia)!
E juízo nessa cabeça oca?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem
Ó amigo essa sua dica só revela a palermice que vai nessa cabeça “Dica: Massa, energia e Aurora Boreal.” Não se trate, não…
olhe… deixo-lhe um conselho https://pt.wikipedia.org/wiki/Estupidez
https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem
Com tantos “cientistas” a comentar, não compreendo porque é que após as vitórias do Euro de futebol e do festival da canção, ainda não houve nenhum Português a ganhar o Nobel da física ou da química.
Estão à tua espera! Candidata-te!
Mas afinal qual é a duvida?
Faz já muito tempo que somos genéticamente ‘alterados’, basta lembrar que quando se toma uma vacina o nosso sistema imunitário fica diferente porque ‘armazena’ a informação necessária para sem outras ajudas mais combater a maleita para a qual se destina a vacina.
Recordando que nenhum ser vivo é completamente estavel geneticamente porque faz parte da propria natureza dos sistema vivos que evoluem apartir de várias alteraçãos genéticas em que as ‘uteis’ ficam e as outras se retraem ou desaparecem.
Claro que o melhor é mesmo não mexer na ‘especie’ e criar um escudo magnetico na nave.
Ja Agora um ultimo comentário, porquê tanta preocupação com idas para Marte, afinal não existe nada de bom , a não ser para os fabricantes de fatos espaciais e com capacete pois já nao vou viver eu nem as proximas 100 gerações , a fim de ver humanos a respirar com as condições que temos no nosso maravilhoso planeta que por acaso se chama TERRA , vivam mais realidade e sonhem menos .