A agência espacial está a lançar um desafio aos craques de origami de todo o mundo para ajudarem na criação de um escudo de radiação dobrável que possa proteger as naves espaciais e os astronautas em viagens para o espaço profundo, como missões a Marte.
“A teoria é que existem muitas pessoas que têm experiência em origami e a NASA quer encontrar uma forma eficiente de dobrar um escudo de radiação”, disse Matt Barrie, fundador e CEO da Freelancer.
“Partimos da premissa de que, aproveitando as mentes de milhões de pessoas, vamos conseguir encontrar soluções inesperadas para problemas que a NASA não conseguiu resolver”, explicou Barrie ao jornal britânico The Guardian.
De acordo com o especialista, a agência espacial norte-americana quer criar algo que possa ser suficientemente dobrado e compactado, para que os astronautas consigam “expandi-la de forma a providenciar a máxima eficiência e proteção” face à radiação de um planeta após a aterragem.
Para além disso, um escudo de radiação dobrável poderá significar mais espaço nas naves para transportar equipamento científico ou mais tripulantes.
Mas esta não é a primeira vez que os engenheiros espaciais usam esta arte japonesa como inspiração. Entre os projetos anteriores, no início deste ano, a NASA uniu-se a cientistas da Universidade Brigham Young para criar um radiador dobrável inspirado em origami que permite controlar a taxa de perda de calor alterando a sua forma.
Mark Bolitho, designer profissional de origami e organizador do encontro internacional sobre Origami em Ciências, Matemática e Educação que se realizará na Universidade de Oxford no próximo ano, acrescentou que as aplicações com origami se estendem para além do espaço.
“Houve muitos avanços na arte de dobrar”, disse o especialista, citando inovações como stents cardíacos, airbags, “e até experiências para dobrar materiais a um nível molecular”.
Para Helen O’Brien, engenheira espacial do Imperial College, em Londres, “é incrível que as estruturas intrincadas possam ser produzidas num volume tão pequeno, mas também possam ser implantadas em algo que é realmente enorme, é fantástica”.
“Não há razão para que este tipo de abordagem não possa ser usado para fornecer uma proteção inovadora e de baixa massa para missões espaciais no futuro”, destacou.
As inscrições para os mestres de origami que queiram ajudar a NASA estão abertas a partir de 26 de julho e os projetos inovadores podem ser enviados através do site Freelancer.