NASA está a recrutar “mestres do origami” para desenvolver escudo anti-radiação dobrável

A agência espacial está a lançar um desafio aos craques de origami de todo o mundo para ajudarem na criação de um escudo de radiação dobrável que possa proteger as naves espaciais e os astronautas em viagens para o espaço profundo, como missões a Marte.

“A teoria é que existem muitas pessoas que têm experiência em origami e a NASA quer encontrar uma forma eficiente de dobrar um escudo de radiação”, disse Matt Barrie, fundador e CEO da Freelancer.

“Partimos da premissa de que, aproveitando as mentes de milhões de pessoas, vamos conseguir encontrar soluções inesperadas para problemas que a NASA não conseguiu resolver”, explicou Barrie ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com o especialista, a agência espacial norte-americana quer criar algo que possa ser suficientemente dobrado e compactado, para que os astronautas consigam “expandi-la de forma a providenciar a máxima eficiência e proteção” face à radiação de um planeta após a aterragem.

Para além disso, um escudo de radiação dobrável poderá significar mais espaço nas naves para transportar equipamento científico ou mais tripulantes.

Mas esta não é a primeira vez que os engenheiros espaciais usam esta arte japonesa como inspiração. Entre os projetos anteriores, no início deste ano, a NASA uniu-se a cientistas da Universidade Brigham Young para criar um radiador dobrável inspirado em origami que permite controlar a taxa de perda de calor alterando a sua forma.

Mark Bolitho, designer profissional de origami e organizador do encontro internacional sobre Origami em Ciências, Matemática e Educação que se realizará na Universidade de Oxford no próximo ano, acrescentou que as aplicações com origami se estendem para além do espaço.

“Houve muitos avanços na arte de dobrar”, disse o especialista, citando inovações como stents cardíacos, airbags, “e até experiências para dobrar materiais a um nível molecular”.

Para Helen O’Brien, engenheira espacial do Imperial College, em Londres, “é incrível que as estruturas intrincadas possam ser produzidas num volume tão pequeno, mas também possam ser implantadas em algo que é realmente enorme, é fantástica”.

“Não há razão para que este tipo de abordagem não possa ser usado para fornecer uma proteção inovadora e de baixa massa para missões espaciais no futuro”, destacou.

As inscrições para os mestres de origami que queiram ajudar a NASA estão abertas a partir de 26 de julho e os projetos inovadores podem ser enviados através do site Freelancer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …