NASA está a recrutar “mestres do origami” para desenvolver escudo anti-radiação dobrável

A agência espacial está a lançar um desafio aos craques de origami de todo o mundo para ajudarem na criação de um escudo de radiação dobrável que possa proteger as naves espaciais e os astronautas em viagens para o espaço profundo, como missões a Marte.

“A teoria é que existem muitas pessoas que têm experiência em origami e a NASA quer encontrar uma forma eficiente de dobrar um escudo de radiação”, disse Matt Barrie, fundador e CEO da Freelancer.

“Partimos da premissa de que, aproveitando as mentes de milhões de pessoas, vamos conseguir encontrar soluções inesperadas para problemas que a NASA não conseguiu resolver”, explicou Barrie ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com o especialista, a agência espacial norte-americana quer criar algo que possa ser suficientemente dobrado e compactado, para que os astronautas consigam “expandi-la de forma a providenciar a máxima eficiência e proteção” face à radiação de um planeta após a aterragem.

Para além disso, um escudo de radiação dobrável poderá significar mais espaço nas naves para transportar equipamento científico ou mais tripulantes.

Mas esta não é a primeira vez que os engenheiros espaciais usam esta arte japonesa como inspiração. Entre os projetos anteriores, no início deste ano, a NASA uniu-se a cientistas da Universidade Brigham Young para criar um radiador dobrável inspirado em origami que permite controlar a taxa de perda de calor alterando a sua forma.

Mark Bolitho, designer profissional de origami e organizador do encontro internacional sobre Origami em Ciências, Matemática e Educação que se realizará na Universidade de Oxford no próximo ano, acrescentou que as aplicações com origami se estendem para além do espaço.

“Houve muitos avanços na arte de dobrar”, disse o especialista, citando inovações como stents cardíacos, airbags, “e até experiências para dobrar materiais a um nível molecular”.

Para Helen O’Brien, engenheira espacial do Imperial College, em Londres, “é incrível que as estruturas intrincadas possam ser produzidas num volume tão pequeno, mas também possam ser implantadas em algo que é realmente enorme, é fantástica”.

“Não há razão para que este tipo de abordagem não possa ser usado para fornecer uma proteção inovadora e de baixa massa para missões espaciais no futuro”, destacou.

As inscrições para os mestres de origami que queiram ajudar a NASA estão abertas a partir de 26 de julho e os projetos inovadores podem ser enviados através do site Freelancer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …

Os desenhos de da Vinci escondem um mundo de bactérias e fungos

Leonardo da Vinci é famoso pelas suas obras de arte elaboradas e cheias de nuances. Mas um novo estudo revelou um outro nível de complexidade nos seus desenhos: um mundo oculto de minúsculas formas de …

Bandeira anticorrupção de Bolsonaro caiu. Agora, terá que encontrar outro slogan

A Lava Jato levou à condenação de políticos, enquanto a eleição de Jair Bolsonaro colocou no poder um político que prometeu erradicar a corrupção e que para seu ministro da Justiça nomeou o juiz anticorrupção …

O Prodigium é um iate-tubarão luxuoso (e um dos maiores navios do mundo)

O Lazzarini Design Studio revelou o seu mais recente conceito de um mega iate, o Prodigium. O King of the Seas, como também é conhecido, tem a forma de um tubarão gigante e mede 153 …

Autoridades mexicanas encontram pelo menos 113 corpos em vala clandestina

Pelo menos 113 corpos foram descobertos numa vala clandestina no município de El Salto, no estado mexicano de Jalisco, indicaram no domingo as autoridades. O procurador Gerardo Octavio Solis anunciou, em conferência de imprensa, que 113 …