NASA está a recrutar “mestres do origami” para desenvolver escudo anti-radiação dobrável

A agência espacial está a lançar um desafio aos craques de origami de todo o mundo para ajudarem na criação de um escudo de radiação dobrável que possa proteger as naves espaciais e os astronautas em viagens para o espaço profundo, como missões a Marte.

“A teoria é que existem muitas pessoas que têm experiência em origami e a NASA quer encontrar uma forma eficiente de dobrar um escudo de radiação”, disse Matt Barrie, fundador e CEO da Freelancer.

“Partimos da premissa de que, aproveitando as mentes de milhões de pessoas, vamos conseguir encontrar soluções inesperadas para problemas que a NASA não conseguiu resolver”, explicou Barrie ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com o especialista, a agência espacial norte-americana quer criar algo que possa ser suficientemente dobrado e compactado, para que os astronautas consigam “expandi-la de forma a providenciar a máxima eficiência e proteção” face à radiação de um planeta após a aterragem.

Para além disso, um escudo de radiação dobrável poderá significar mais espaço nas naves para transportar equipamento científico ou mais tripulantes.

Mas esta não é a primeira vez que os engenheiros espaciais usam esta arte japonesa como inspiração. Entre os projetos anteriores, no início deste ano, a NASA uniu-se a cientistas da Universidade Brigham Young para criar um radiador dobrável inspirado em origami que permite controlar a taxa de perda de calor alterando a sua forma.

Mark Bolitho, designer profissional de origami e organizador do encontro internacional sobre Origami em Ciências, Matemática e Educação que se realizará na Universidade de Oxford no próximo ano, acrescentou que as aplicações com origami se estendem para além do espaço.

“Houve muitos avanços na arte de dobrar”, disse o especialista, citando inovações como stents cardíacos, airbags, “e até experiências para dobrar materiais a um nível molecular”.

Para Helen O’Brien, engenheira espacial do Imperial College, em Londres, “é incrível que as estruturas intrincadas possam ser produzidas num volume tão pequeno, mas também possam ser implantadas em algo que é realmente enorme, é fantástica”.

“Não há razão para que este tipo de abordagem não possa ser usado para fornecer uma proteção inovadora e de baixa massa para missões espaciais no futuro”, destacou.

As inscrições para os mestres de origami que queiram ajudar a NASA estão abertas a partir de 26 de julho e os projetos inovadores podem ser enviados através do site Freelancer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …