O imã Abdelbaki Es-Satty, suspeito de estar na origem da célula ‘jihadista’ responsável pelos atentados na Catalunha, morreu na explosão de uma casa em Alcanar, anunciou hoje o porta-voz da polícia catalã.
“Os restos do imã estavam lá”, declarou, numa conferência de imprensa em Barcelona, o major Josep Lluis Trapero, referindo-se à casa onde o grupo estava a preparar os ataques, destruída por uma forte explosão na quarta-feira à noite, a 200 quilómetros de Barcelona.
A explosão ocorreu menos de 24 horas antes dos atentados que fizeram 15 mortos e mais de 120 feridos na capital catalã e na estância balnear de Cambrils, Tarragona.
Na altura da explosão, os suspeitos “estavam a preparar um ou vários atentados. A explosão permitiu evitar atentados de grande envergadura“, disse na altura Josep Lluis Trapero.
A explosão da casa de Alcanar poderá ter levado o resto da célula terrorista, gorado o seu plano de um atentado em grade escala, a improvisar o ataque nas Ramblas.
Segundo Trapero, a célula terrorista está finalmente neutralizada, agora que foram localizados os 12 elementos que a integravam, identificados pelas autoridades.
Esta avaliação foi feita pelo responsável dos Mossos d’Esquadra depois de dois dos seus agentes terem hoje alvejado mortalmente o único suspeito que se pensava estar ainda em fuga.
Assim, quatro dos suspeitos estão detidos e oito estão mortos – cinco deles abatidos a tiro pela polícia em Cambrils e outros dois mortos na explosão da casa de Alcanar, precisou o chefe da polícia catalã.
ZAP // Lusa
Atentado em Barcelona
-
15 Setembro, 2017 Falsa vítima do atentado de Barcelona pedia dinheiro nas redes sociais
-
31 Agosto, 2017 CIA avisou em maio para atentado em Barcelona. Catalunha nega
-
27 Agosto, 2017 Número de mortos de Barcelona aumenta para 16
Fechem todas as mesquitas. Deportem todos os Imãs e Muçulmanos de volta para a Síria e para os países de origem. Fechem as nossas fronteiras. Não aceitem mais refugiados muçulmanos. A cultura deles não é compativel com a nossa. O Islão odeia o ocidente. Os nossos políticos bananas ainda não compreenderam isto.
Antes de dizeres asneiras, talvez fosse conveniente procurares informação na wikipedia sobre um padre: o padre Miroslav Filipović. Depois diz-me que refugiados é que não devemos aceitar.