/

Avião espacial da USAF regressou à Terra depois de completar missão secreta

United States Air Force

O X-37B Orbital Test Vehicle

O X-37B Orbital Test Vehicle

O misterioso avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA regressou à Terra no domingo depois de completar uma missão secreta que durou cerca de dois anos.

A missão conhecida como missão 4 do veículo de teste orbital (OTV-4) foi lançada em maio de 2015 e conduziu experiências secretas durante 718 dias. É a quarta e mais longa missão do programa X-37B, que começou como um projeto da NASA em 1999, mas foi transferido para o Pentágono.

“O desembarque da OTV-4 marca outro sucesso para o programa X-37B e para a nação,” afirmou o tenente-coronel Ron Fehlen.

“Esta missão estabeleceu um recorde de resistência em órbita e marca a primeira aterragem do veículo na Florida. Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho do avião espacial e estamos entusiasmados com os dados recolhidos”, adiantou.

O X-37B foi construído pela Boeing e é colocado em órbita através de um foguete, mas aterra como uma aeronave. No entanto, o propósito exato deste avião nunca foi revelado.

Segundo uma das teorias, a missão da nave espacial seria a testar sensores espaciais avançados e espiar satélites de outros países. Outra teoria defende que a nave tem aplicações militares.

Na sua última missão, o X-37B foi lançado em dezembro de 2012 num foguetão Atlas V, esteve 674 dias em órbita durante os quais “realizou experiências científicas”, e aterrou autonomamente, como um avião convencional, a 17 de outubro de 2014.

A Força Aérea dos EUA está a preparar a quinta missão com o X-37B, prevista para este ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.