Drone orbital americano regressa à Terra após missão secreta

A misteriosa nave espacial não tripulada X-37B aterrou esta sexta-feira na base aérea norte-americana de Vandenberg, na Califórnia, depois de quase 2 anos numa missão secreta em órbita da Terra.

O X-37B foi lançado em dezembro de 2012 a partir do Cabo Canaveral, num foguetão Atlas V, esteve 674 dias em órbita durante os quais “realizou experiências científicas”, e aterrou autonomamente esta sexta-feira, como um avião convencional.

Este foi o terceiro de uma série de voos que a Força Aérea americana está a realizar com os seus dois drones X-37B.

O Orbital Test Vehicle X-37B, ou OTV-3, é semelhante a um space-shuttle em miniatura, mas com dois estabilizadores na traseira em vez de um único.

A nave pesa 5 toneladas e mede cerca de 3 metros de altura por 9 comprimento, com uma envergadura de menos de 4.6 metros. Foi desenvolvida pela Boeing, e terá custado mil milhões de dólares.

Uma arma ou espionagem?

A Força Aérea americana não detalhou a natureza da missão da nave, que fará parte de um programa experimental com o qual o Departamento de Defesa pretende assegurar-se de que os EUA contam com uma plataforma espacial “segura, reutilizável, não tripulada”.

O objectivo exacta da missão do X-37B foi alvo de especulação durante estes dois anos, com diversas teorias a circular na internet.

Segundo uma das teorias, a missão da nave seria a testar sensores espaciais avançados e espiar satélites de outros países. Outra teoria defende que a nave tem aplicações militares.

Numa outra teoria, o X-37B terá estado a observar o laboratório espacial da China, que pretende construir o seu próprio veículo espacial.

“Uma teoria frequentemente apontada é a de que a função do X-37B será observar locais sensíveis da Terra”, diz à CBS Laura Grego, cientista da ONG Union of Concerned Scientists.

A teoria mais popular é no entanto que se trata de uma mera demonstração de força, numa altura em que os EUA dependem de tecnologia russa para voos tripulados à Estação Espacial Internacional.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova teoria sugere que a Islândia é “a ponta” de um continente desconhecido

Uma equipa de geólogos acredita que a Islândia não é uma ilha, mas sim uma parte de um continente até aqui desconhecido. A nova teoria geológica defende que a Islândia pode ser o último remanescente exposto …

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …