A primeira-ministra britânica apresenta esta quinta-feira o “livro branco” sobre o “Brexit”, no qual especifica os objetivos do governo para as negociações de saída da União Europeia.
Theresa May fez o anúncio na terça-feira, durante o debate semanal na Câmara dos Comuns, depois de deputados da oposição trabalhista terem exigido um documento formal com as metas para as negociações com Bruxelas.
Ontem, o Parlamento britânico votou a favor da saída, com 498 votos a favor e 114 contra. A primeira-ministra viu-se obrigada a pedir autorização aos deputados depois do Supremo Tribunal ter decidido que a governante não podia acionar o processo sem que este passasse no Parlamento.
Num discurso pronunciado em meados de janeiro, a primeira-ministra adiantou as linhas principais das negociações, tendo nomeadamente apontado o controlo do número de europeus que chegam ao país, a saída do mercado único europeu e a celebração de um amplo acordo comercial com a União Europeia.
O Parlamento britânico começou esta semana a debater o projeto de lei que autorizará o executivo a acionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, dando início a um período de dois anos de negociação.
Depois de concluído o debate e votação na Câmara dos Comuns, em princípio na próxima semana, o projeto passa para a Câmara dos Lordes.
O projeto deve estar aprovado pela rainha Isabel II a 9 de março e, nessa altura, segundo a imprensa, May comunicará formalmente aos 27 parceiros europeus a decisão do Reino Unido de sair da UE.
Um acordo comercial o “mais livre possível”
O Governo britânico apresentou hoje o “livro branco” sobre o “Brexit”, no qual defende uma nova relação estreita do Reino Unido com a União Europeia e um acordo comercial “o mais livre e com menos fricções possível”.
O documento, apresentado no Parlamento pelo ministro para o “Brexit”, David Davis, confirma as linhas avançadas pela primeira-ministra, em janeiro.
Davis disse aos deputados que Londres quer que “a UE seja bem-sucedida, política e economicamente” e que o Reino Unido vai trabalhar por “uma nova parceria positiva e construtiva”, para “benefício mútuo” de ambas as partes.
O “livro branco”, de 75 páginas, pormenoriza alguns dos objetivos e estratégias do Governo britânico para as negociações de saída do país da UE.
ZAP // Lusa
Brexit
-
18 Agosto, 2020 UE e Reino Unido em nova ronda negocial com o tempo a expirar
-
16 Junho, 2020 Boris confiante de que é possível um acordo com UE em julho