“The Times” diz que Theresa May vai ativar o “Brexit” a 9 de março

UK Parliament / Flickr

Theresa May, Primeira-Ministra britânica

Theresa May, Primeira-Ministra britânica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, vai ativar o “Brexit”, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no próximo dia 9 de março, coincidindo com a cimeira europeia de Malta, afirma hoje o jornal “The Times”.

May pretende que a legislação que aprove a invocação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, responsável por iniciar as negociações formais sobre a saída de um país comunitário da UE, esteja aprovada pelo parlamento no dia 7 de março, acrescenta o jornal.

A primeira-ministra tinha indicado até agora que iria ativar o processo antes do final de março, mas ontem, segundo o diário britânico, o governo comunicou à Câmara dos Lordes (alta) que quer que o projeto de lei fique aprovado para o dia 7 de março.

Os deputados britânicos começam a debater hoje na Câmara dos Comuns o projeto de lei que autorize a invocação do decisivo artigo, depois da Justiça britânica ter opinado na semana passada que o governo precisa da permissão parlamentar para comunicar o “Brexit”.

Assim, a câmara irá debater o projeto hoje e amanhã, fazendo-se depois uma primeira votação.

Em seguida, o projeto entrará na fase de comités, o que permitirá aos partidos de oposição fazer alterações ao texto legislativo, e espera-se que a Câmara dos Comuns dê o seu sinal verde no dia 9 de fevereiro, após o qual entrará – possivelmente no dia 20 de fevereiro, após uma semana de recesso parlamentar – na Câmara dos Lordes.

No entanto, este calendário pode ser alterado caso os lordes fizerem mudanças no projeto.

O “The Times” afirma que os líderes dos ainda 28 membros da UE vão-se reunir no dia 9 de março, em Malta, o que dará a Theresa May a oportunidade de comunicar a ativação do artigo 50.

Uma vez iniciadas as negociações formais, espera-se que o Reino Unido esteja fora da UE em 2019.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 2019??… Vão esperando sentados. O Reino unido deverá andar quase uma década em negociações. Esqueçam a hsitória dos 2 anos. Isso é puro “wishful thinking”!..

    Com esta criancice do Brexit, os Britanicos deram um dos mais espectaculares tiros no pé da história da humanidade. Quando um avião toma a rota errada, corrige-se a rota. Não se salta do avião nem se faz o avião cair. O Reino unido deveria ter ficado dentro e unido com outros países descontentes, ter feito lobby para combater os eurocratas e o défice democrático da UE. Isto vai ser péssimo para todos… E pra quem duvida, daqui a um ano estaremos aqui para ver.

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …