Chegou finalmente o dia dos norte-americanos decidirem quem vai ser o próximo Presidente dos Estados Unidos. As últimas sondagens apontam para uma vitória da candidata democrata.
Os dois candidatos à Casa Branca fizeram ontem os últimos esforços para angariar votos e tentar conquistar os estados mais indecisos.
Segundo as últimas sondagens, Hillary Clinton chega ao dia das eleições com uma ligeira vantagem sobre o candidato republicano.
Por exemplo, a sondagem da Reuters/Ipsos dá à candidata democrata uma vantagem de cinco pontos sobre Donald Trump, ou seja, 44% contra 39%. Já a sondagem do The Washington Post/ABC News dava uma vantagem de apenas quatro: 47% contra 43%. A Bloomberg Politics/Selzer&Co, por sua vez, atribuía a Clinton 44% e 41% a Trump.
O magnata do setor imobiliário já esteve bem mais longe de Clinton mas o escândalo dos e-mails e o regresso do FBI à investigação parece ter influenciado a opinião dos eleitores.
Porém, este domingo, o diretor do FBI, James Comey, anunciou que os e-mails já tinham sido analisados e que não tinham encontradas ilegalidades.
Comey tem sido um dos protagonistas desta campanha e agora o seu nome surge associado a mais uma polémica, desta vez ao lado de Trump.
O diretor terá aceite um prémio de carreira, na véspera das eleições, num jantar organizado por um grupo de apoio a polícias, que inclui pessoas com relações antigas com o republicano.
Esta terça-feira, dia 8 de novembro, está também em jogo o controlo pelo Congresso americano, atualmente nas mãos dos republicanos.
As urnas já abriram e no estado de New Hampshire, mais concretamente em Dixville Notch, Hillary já conseguiu a sua primeira vitória.
Esta localidade, com apenas oito habitantes, é conhecida por ser a primeira a divulgar os resultados e estava hoje cheia de jornalistas.
A democrata conquistou quatro votos, metade da população por assim dizer, Trump apenas dois, Gary Johnson teve direito a um e houve ainda quem escrevesse Mitt Romney no boletim.
Está previsto que as urnas fechem às 23h00, hora de Lisboa, mas só pelas nossas cinco da madrugada é que os últimos estados encerram a votação.
Veja o momento em que foram divulgados os resultados em Dixville Notch:
ZAP
Eleições nos EUA
-
27 Novembro, 2016 Donald Trump considera “ridículo” pedido de recontagem dos votos
-
26 Novembro, 2016 Votos do Wisconsin vão ser recontados
Não acredito em sondagens.