A ex-secretária de Estado e antiga primeira dama recusou o convite feito pelo presidente do México, ao contrário do rival republicano Donald Trump.
A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, rejeitou esta segunda-feira o convite apresentado pelo Presidente do México para se deslocar ao país e dialogar sobre a relação bilateral das duas nações.
Numa entrevista ao canal ABC, a ex-secretária de Estado foi questionada sobre o convite de Enrique Peña Nieto, já aceite pelo rival do lado republicano.
“Não”, respondeu, afirmando que está concentrada em delinear políticas para criar emprego nos Estados Unidos e no que deve ser feito para “garantir que os norte-americanos têm as melhores oportunidades possíveis no futuro”.
Donald Trump encontrou-se na passada quarta-feira com Peña Nieto no México, apesar de, horas depois, ter proferido um discurso em que retomou a ‘linha dura’ contra a imigração e insistiu novamente na construção de um muro entre os dois países, pago pelo México, além da deportação de todos os ilegais.
“No primeiro dia iremos começar a trabalhar num muro impenetrável, físico, alto, poderoso e lindo na fronteira do sul. E o México vai pagar a 100%“, afirmou.
“O México vai pagar pelo muro, acreditem em mim. Ainda não o sabem, mas vão pagar pelo muro”, disse o magnata num discurso em Phoenix, Arizona.
A antiga primeira dama encontrou-se pela última vez com Peña Nieto no México em 2014.
ZAP / Lusa
Eleições nos EUA
-
27 Novembro, 2016 Donald Trump considera “ridículo” pedido de recontagem dos votos
-
26 Novembro, 2016 Votos do Wisconsin vão ser recontados
Se tu ficares nos alicerces desse “muro”, aí vai ficar lindo… Quando for demolido (às tuas custas Trump!). Ah! Mas é verdade… Tás à rasca de dinheiro, não é? Deixa estar que eu empresto-te 1 cêntimo. Tens é que cá vir buscá-lo. Vou guardá-lo bem quentinho dentro do ânus de uma vaca (morta, está claro!).
Parece-me bem óbvio que este comentário não será publicado. Não há azar. Foi só um desabafo…