/

Rajoy satisfeito com explicações, Obama pede conselhos

La Moncloa - Gobierno de España / Flickr

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, com o presidente norte-americano, Barack Obama

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, com o presidente norte-americano, Barack Obama

O primeiro-ministro espanhol considerou esta segunda-feira que as explicações dadas pelos Estados Unidos da América sobre as operações de espionagem levadas a cabo pela Agência de Segurança Nacional norte-americana, NSA, foram “satisfatórias”.

Mariano Rajoy fez as declarações hoje ao lado do Presidente norte-americano, Barack Obama, na sala oval da Casa Branca, em Washington DC, nos EUA, alguns meses após as revelações polémicas sobre ações de espionagem por parte da NSA em alguns países europeus, aliados dos Estados Unidos.

O líder espanhol declarou à imprensa que seu governo e a administração americana realizaram ‘consultas completas’ sobre este tema e que as explicações de Washington foram “satisfatórias”.

Em outubro do ano passado, a imprensa espanhola revelou que a NSA interceptou e escutou mais de 60 milhões de telefonemas em apenas um mês em Espanha, entre o final de 2012 e início de 2013.

O encontro entre Obama e Rajoy teve um cariz marcadamente económico, tendo Rajoy realçado a recuperação económica em Espanha e o potencial de trocas comerciais e de investimentos entre os dois países.

Terminado o encontro formal, Obama confessaria a Rajoy que a seleção de futebol dos Estados Unidos deveria receber conselhos da actual campeã, a Espanha, para o Mundial do Brasil 2014. Rajoy assegurou que a Espanha “dará todo o seu apoio para que os Estados Unidos fiquem em segundo”.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.