A candidata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, Hillary Clinton, apresentou este sábado, em Miami, o seu vice-presidente em caso de vitória: o senador Tim Kaine, que descreveu como o oposto de Donald Trump.
“O senador Tim Kaine é tudo o que Donald Trump e Mike Pence não são”, declarou a candidata democrata à Casa Branca, após o seu primeiro encontro com o senador de 58 anos, depois de ter sido anunciado na sexta-feira à noite.
Mike Pence, governador conservador do Estado de Indiana, foi nomeado pelo candidato republicano Donald Trump.
“Tim Kaine tem competências para ocupar este cargo desde o primeiro dia”, disse Hillary Clinton.
“Kaine é um progressista que gosta de realizar coisas“, acrescentou a candidata democrata.
Desconhecido para lá das fronteiras do Estado da Virgínia, Tim Kaine compensa a falta de notoriedade com a sua longa experiência política e por falar fluentemente espanhol.
Kaine foi presidente da câmara de Richmond (1998-2001), vice-governador e governador da Virgínia (2006-2010), presidente do partido democrata (2009-2011), e é senador desde 2013.
No entanto, esta não é a escolha preferida da ala esquerda do partido democrata, que tinha preferência pela senadora Elizabeth Warren, conhecida pelas suas posições “anti-Wall Street”, ou pelo derrotado das eleições primárias, Bernie Sanders.
“Hillary Clinton é a opositora certa de Donald Trump”, disse por seu turno o agora candidato a vice-presidente Tim Kaine, em Miami.
“Hillary Clinton não insulta as pessoas, escuta-as. Que conceito original, não é? Ela não diz mal dos nossos aliados”, acrescentou Kaine.
/Lusa
Eleições nos EUA
-
27 Novembro, 2016 Donald Trump considera “ridículo” pedido de recontagem dos votos
-
26 Novembro, 2016 Votos do Wisconsin vão ser recontados