O governo português terá que indemnizar o Banco Santander em 1,8 mil milhões de euros, no âmbito dos contratos “swap” com o Metro de Lisboa, a Carris, o Metro do Porto e a STCP que foram considerados nulos pelo governo de Passos Coelho.
O Commercial Court de Londres, responsável por averiguar o processo movido pelo Santander contra as quatro empresas públicas, decidiu plenamente a favor do Banco espanhol, noticia esta sexta-feira o Diário de Notícias.
O Estado terá assim de pagar 1,8 mil milhões de euros à entidade financeira, depois de o governo PSD/CDS, com Maria Luís Albuquerque na pasta das Finanças, ter decretado a nulidade dos referidos contratos “swap” celebrados entre 2005 e 2007.
Em causa estão contratos assinados com o Santander por parte do Metro de Lisboa, do Metro do Porto, da STCP e da Carris no valor de 1,3 mil milhões de euros.
Durante o executivo de Passos Coelho, o governo entendeu que os gestores públicos das ditas empresas “não tinham capacidade para assinar os contratos, pedindo por isso a sua nulidade“, escreve o DN.
Assim, em Setembro de 2013, as empresas deixaram de pagar ao Banco que ainda tentou negociar com Maria Luís Albuquerque uma solução que permitisse ao Estado retomar os pagamentos e evitar o litígio no Commercial Court.
Não tendo sido alcançado qualquer entendimento, o Santander partiu para tribunal em Maio de 2015 e vê agora a sua razão confirmada pelo Commercial Court que, além de condenar o Estado português, ainda frisa que o Banco cumpriu o dever de recomendação às quatro empresas públicas quanto às consequências da situação.
O Diário de Notícias nota que os juros acumulados pelo incumprimento já são superiores a 233 milhões de euros. Esta situação é mais uma má notícia para as contas do Orçamento de Estado, obrigadas a mais um esforço acrescido.
O governo de António Costa deverá tentar negociar com o Santander a forma e o prazo para pagamento do valor em causa e poderá entrar na equação o interesse do Banco espanhol em adquirir o Novo Banco.
ZAP
Gestão danosa. E depois são os outros…
Depois vêm os profetas da desgraça dizer que foram os outros que levaram quase o país à bancarrota.Papagaios,estejam mas é calados.
Mais outro presente da direita, é vêr os presentes envenenados a cair!
Negócios que não são respeitados dão este resultado.
É cada vez mais urgente legislar para responsabilizar os autores destas situações,estejam eles a exercer funções publicas onde estiverem (Governo,Autarquias,Escolas,Hospitais,Empresas Públicas,etc,) obrigando-os a indemnizar o ESTADO por estes desmandos.
Já agora gostava de saber-NÃO PODE HAVER RECURSO DESTA DECISÃO?
NÃO PODE SER RENEGOCIADA ESTA CONDENAÇÃO?
E AS CONTAS ESTÃO MESMO BEM FEITAS?
OBS-Realmente o BANIF vai ser uma boa borla para o Santander
Senhor Belmiro cunha, gostei da sua frase em que diz: “É cada vez mais urgente legislar para responsabilizar os autores destas situações,estejam eles a exercer funções publicas onde estiverem”.
Esta frase faz-me relembrar o sentimento que eu tenho quanto ao caso do BES e outros banqueiros que também lixam o povo, o banco abre falência e continuam a ter os palacetes para viverem e fortunas bem guardadas para o resto da vida em plena liberdade.
OBS: Eu não sou nenhum lesado de qualquer banco mas revolta-me a maneira que o povo é roubado e ficam em liberdade a viverem na maior.
Mas que raio de sandice é esta que anestesiou os Portugueses e que permite a estes moços munirem-se de um cartão do partido para ocuparem os mais altos cargos do poder, exercendo sobre os demais uma força e uma gestão que apenas se mede por carga fiscal, dívidas e abundante actividade intestinal?!
O delta da política é um local privilegiado para escumalha e incompetência, um verdadeiro paraíso de inimputabilidade, de proveitos pessoais e tribais, governo após governo, geração após geração.
São as máfias de nível internacional, conjugadas com os governantes corruptos dos países com povos idiotas…
Apenas uma questão para os comentarios todos que hajam a esta notícia. Sabem quem contratou os Swaps?
O máfia financeira internacional controla mesmo tudo!!
Commercial Court de Londres?!
Mas o que é isso?!
Tribunais manhosos estrangeiros já julgam o que se passa em Portugal?
Está bonito…
Enquanto os detentores do poder não puderem ser responsabilizados pelos actos gravosos que obrigam o povo a desembolsar enormes quantidades de dinheiro sem qualquer espécie de benefício, e está à vista que para pagar esse dinheiro o terão que o ir buscar a mais impostos, Isto não vai mudar. Se há um tribunal internacional para julgar estes casos e a que Portugal aparentemente tem de obedecer, onde está o tribunal para culpabilizar estes imbecis, penhorarem todos os seus bens e metê-los na cadeira por tempo indefinido????
Merda atrás de merda. Uns aproveitam politicamente, outros politicamente se calam para ver se a poeira pousa. Todos diferentes, todos iguais.
O país em maus lençóis …ervas daninhas por todo o lado !
É preciso mondar o país !