9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas (E), e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales (D)

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246.

Segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde (DGS), Portugal tem agora um total de 9886 casos confirmados de covid-19. É um aumento de 852 casos face ao dia anterior, o que representa uma subida de 9,4% (ontem tinha sido 9,5%).

O número de óbitos subiu para 246, ou seja, mais 37 vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas. Segundo o jornal Observador, este é o maior aumento de óbitos diário registado no país. Registou-se a primeira vítima mortal na região do Alentejo.

O Norte regista agora 130 óbitos (mais 23 do que ontem), o Centro tem 61 (mais seis do que ontem) e Lisboa e Vale do Tejo tem agora 51 (mais sete). O Algarve mantém as três vítimas mortais que já registava ontem, enquanto que Madeira e Açores continuam sem óbitos.

Os dados mostram que o aumento diário de óbitos continua a verificar-se, sobretudo, nas faixas etárias acima dos 70 anos.

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, há 5392 pessoas a aguardar resultados e 22.556 em vigilância. Há 1058 internados, sendo que 245 se encontram nos cuidados intensivos. Relativamente aos recuperados, o número mantém-se igual ao de ontem: 68.

Vão chegar 24 milhões de máscaras

Na conferência de imprensa diária, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, anunciou que vão chegar 24 milhões de máscaras a Portugal até ao final de abril. Além das compradas no exterior, o governante destaca as empresas que se conseguiram adaptar para produzirem materiais de proteção e de resposta ao surto.

António Sales também destacou uma “melhoria continua na linha SNS24”, destacando que houve “19.263 chamadas, das quais 15.420 foram atendidas”. O tempo média de espera é de “5 minutos e 52 segundos”.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, abordou também a questão das grávidas, tendo afirmado que “quando gravidez chega ao término deve ser feito um teste”. “Nos casos em que a maternidade é só maternidade, a grávida deve ser reencaminhada para onde existam outros serviços”, disse ainda.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 525 mil infetados e mais de 37 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 13.915 óbitos em 115.242 casos confirmados até quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …