Só 9% dos trabalhadores pode desempenhar em pleno as funções em teletrabalho

Só 9% dos trabalhadores do setor privado consegue desempenhar, de forma plena, as suas funções em teletrabalho. Segundo uma estimativa de Pedro Martins, antigo Secretário de Estado do Emprego, 26% poderão fazê-lo de forma significativa.

Pedro Martins, antigo Secretário de Estado do Emprego e professor na Queen Mary University of London, no Reino Unido, estima que apenas 9% dos trabalhadores do setor privado consigam desempenhar, de forma plena, as suas funções em teletrabalho, contra 26% poderão fazê-lo de forma significativa.

Ao Jornal Económico, Pedro Martins concluiu que 54,4% dos trabalhadores tem um potencial de teletrabalho muito baixo, 10% tem um potencial baixo, 26,4% tem um potencial significativo e 9% tem um potencial elevado, numa análise sobre o potencial deste regime entre as 200 profissões que representam o maior número dos empregados.

O especialista criou quatro categorias: quando “havia uma perspetiva forte de a profissão ser desempenhada com autonomia fora da empresa, classifiquei com o valor máximo; quando entendi que era praticamente impossível desempenhar a profissão nesse contexto classifiquei com o valor mínimo; utilizei ainda duas categorias intermédias”.

Entre as profissões com potencial de teletrabalho “muito baixo” estão os trabalhadores de limpeza, empregados de mesa, vendedores em loja, empregados de armazém e motoristas de veículos pesados.

Operadores de máquinas de costura, padeiros, empregados de serviços de apoio à produção, outros trabalhadores de montagem, e diretores e gerentes de restauração encontram-se na categoria de potencial de teletrabalho “baixo”.

Nas profissões com potencial de teletrabalho “significativo” encontram-se os empregados de escritório, outros trabalhadores relacionados com vendas, diretores e gerentes de outros serviços, diretores gerais e gestores executivos, diretores e gerentes do comércio.

Por último, entre as profissões com potencial de teletrabalho “elevado” estão os contabilistas, técnicos administrativos de contabilidade, secretários administrativos e executivos, operadores de serviços financeiros e analistas em gestão e organização. Nesta contagem encontram-se apenas as cinco principais profissões de cada categoria.

O ex-Secretário de Estado do Governo de Pedro Passos Coelho sublinhou ainda “a relação positiva entre o potencial de teletrabalho e o nível de qualificação/sofisticação da profissão, sem prejuízo de várias exceções importantes”. Assim, 18% dos trabalhadores com salário mínimo ou inferior (trabalho a tempo parcial ou aprendizes) desempenham funções com potencial de teletrabalho, face a 63% para trabalhadores com dois mil euros ou mais por mês de remuneração base.

Questionado pelo Jornal Económico sobre a produtividade e o potencial de teletrabalho, o economista diz que “a relação é positiva, mas não muito acentuada, talvez por causa da diversidade de profissões dentro de cada empresa”.

Mas há muita discrepância: “por exemplo, as atividades de informação e de comunicação apresentam um indicador de potencial de teletrabalho de 88%, enquanto que o alojamento e a restauração, a agricultura, e os transportes apresentam valores abaixo de 20%”, disse.

O valor mais baixo, de 10%, encontra-se no caso do alojamento e restauração, que representa mais de 250 mil empregados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …