Só 9% dos trabalhadores pode desempenhar em pleno as funções em teletrabalho

Só 9% dos trabalhadores do setor privado consegue desempenhar, de forma plena, as suas funções em teletrabalho. Segundo uma estimativa de Pedro Martins, antigo Secretário de Estado do Emprego, 26% poderão fazê-lo de forma significativa.

Pedro Martins, antigo Secretário de Estado do Emprego e professor na Queen Mary University of London, no Reino Unido, estima que apenas 9% dos trabalhadores do setor privado consigam desempenhar, de forma plena, as suas funções em teletrabalho, contra 26% poderão fazê-lo de forma significativa.

Ao Jornal Económico, Pedro Martins concluiu que 54,4% dos trabalhadores tem um potencial de teletrabalho muito baixo, 10% tem um potencial baixo, 26,4% tem um potencial significativo e 9% tem um potencial elevado, numa análise sobre o potencial deste regime entre as 200 profissões que representam o maior número dos empregados.

O especialista criou quatro categorias: quando “havia uma perspetiva forte de a profissão ser desempenhada com autonomia fora da empresa, classifiquei com o valor máximo; quando entendi que era praticamente impossível desempenhar a profissão nesse contexto classifiquei com o valor mínimo; utilizei ainda duas categorias intermédias”.

Entre as profissões com potencial de teletrabalho “muito baixo” estão os trabalhadores de limpeza, empregados de mesa, vendedores em loja, empregados de armazém e motoristas de veículos pesados.

Operadores de máquinas de costura, padeiros, empregados de serviços de apoio à produção, outros trabalhadores de montagem, e diretores e gerentes de restauração encontram-se na categoria de potencial de teletrabalho “baixo”.

Nas profissões com potencial de teletrabalho “significativo” encontram-se os empregados de escritório, outros trabalhadores relacionados com vendas, diretores e gerentes de outros serviços, diretores gerais e gestores executivos, diretores e gerentes do comércio.

Por último, entre as profissões com potencial de teletrabalho “elevado” estão os contabilistas, técnicos administrativos de contabilidade, secretários administrativos e executivos, operadores de serviços financeiros e analistas em gestão e organização. Nesta contagem encontram-se apenas as cinco principais profissões de cada categoria.

O ex-Secretário de Estado do Governo de Pedro Passos Coelho sublinhou ainda “a relação positiva entre o potencial de teletrabalho e o nível de qualificação/sofisticação da profissão, sem prejuízo de várias exceções importantes”. Assim, 18% dos trabalhadores com salário mínimo ou inferior (trabalho a tempo parcial ou aprendizes) desempenham funções com potencial de teletrabalho, face a 63% para trabalhadores com dois mil euros ou mais por mês de remuneração base.

Questionado pelo Jornal Económico sobre a produtividade e o potencial de teletrabalho, o economista diz que “a relação é positiva, mas não muito acentuada, talvez por causa da diversidade de profissões dentro de cada empresa”.

Mas há muita discrepância: “por exemplo, as atividades de informação e de comunicação apresentam um indicador de potencial de teletrabalho de 88%, enquanto que o alojamento e a restauração, a agricultura, e os transportes apresentam valores abaixo de 20%”, disse.

O valor mais baixo, de 10%, encontra-se no caso do alojamento e restauração, que representa mais de 250 mil empregados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …