74 sírios retidos na Portela com passaportes falsos pediram asilo

Addictive Picasso / Flickr

foto:  Addictive Picasso / flickr

foto: Addictive Picasso / flickr

Os 74 passageiros de um voo proveniente da Guiné-Bissau, que hoje foram retidos em Lisboa por suspeita de uso de passaportes falsos, são de nacionalidade síria e tinham passaportes contrafeitos da Turquia, tendo pedido asilo ao diretor do SEF.

Fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras revelou à Lusa que são 74 os passageiros do avião proveniente de Bissau e que os mesmos estiveram até hoje à tarde retidos no aeroporto de Lisboa.

Entre os passageiros, acrescentou a fonte, estão 12 crianças. Uma das passageiras, grávida, foi levada para o hospital.

A mesma fonte disse ainda que o comandante do voo da TAP foi forçado a proceder ao embarque dos passageiros por parte das autoridades da Guiné-Bissau.

O voo TP202 da TAP proveniente de Bissau, na Guiné-Bissau, chegou a Lisboa às 06:33.

Em comunicado divulgado esta noite o SEF explicou que os 74 passageiros, que compõem várias famílias, solicitaram asilo político em Portugal.

“Os agora requerentes de asilo vão entrar em território nacional e ficar alojados em instalações disponibilizadas pela Segurança Social, enquanto decorre o período de instrução dos respetivos pedidos, informou o SEF, que acrescentou decorrerem as diligências para apurar as verdadeiras identidades dos passageiros, visto que foi confirmado que os passaportes eram falsos.

 

A presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito de Morais, confirmou que os 74 estrangeiros retidos no aeroporto de Lisboa, todos sírios, pediram asilo ao diretor do SEF.

Em declarações à TSF,  Teresa Morais explicou que, por este motivo, foi passada a estes sírios uma autorização de residência provisória, tendo todos sido admitidos em território português.

 

Autoridades de Bissau nada detetaram

 

As autoridades da Guiné-Bissau afirmaram não ter detetado nada de errado nos passageiros que embarcaram num avião na capital guineense e que hoje ficaram retidos no aeroporto de Lisboa, por suspeita de usarem passaportes falsos.O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português indicou que os detidos são de nacionalidade síria e tinham passaportes contrafeitos da Turquia.

Mamadu Cassama, diretor-geral adjunto do SEF guineense, confirmou que se trata de portadores de passaportes turcos.Mamadu Cassama disse que chegaram a Bissau em dois grupos, há alguns dias, oriundos de Marrocos, país em que 20 deles obtiveram visto de entrada na Guiné-Bissau.

Os restantes não tinham visto, alegando estar em trânsito (sem poder sair do aeroporto) em Marrocos, pelo que pediram vistos de turista ao chegar a Bissau, os quais lhes foram concedidos.

Segundo Mamadu Cassama, não havia nada que “os impedisse de entrar” no país.

Na segunda-feira “quiseram sair de novo”.

“Verificámos que os passaportes estavam legais” e que “já tinham feito o ‘check-in’ para o voo da TAP através da Internet”, referiu, remetendo outras responsabilidades para a companhia aérea.

Mamadu Cassama reconhece que a Guiné-Bissau faz o controlo de entradas e saídas com “limitação de meios”, mas recusa falar de “fragilidades” no sistema.

“Nós fazemos o nosso controlo devidamente como qualquer país no mundo”, concluiu.

/Lusa
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sem qualquer tipo de sectarismo ou racismo: O que Bissau fez a Portugal, foi muito bem feito… Talvez Portugal tenha que começar a tirar apontamentos deste tipo de situações e deixar de ser hipócrita e de estar com mão estendida com alguns países dos PALOP.

RESPONDER

WeChat censura mensagem enviada por primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa

Uma rede social chinesa apagou na quinta-feira uma mensagem conciliatória enviada pelo primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa na Austrália, numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Camberra. A aplicação WeChat, semelhante ao WhatsApp, e desenvolvida …

Apenas 27,2% da população quer tomar a vacina contra a covid-19 assim que for possível

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recolhidos em novembro, revelaram que a persiste a desconfiança face à nova vacina contra a covid-19 que chega a Portugal em janeiro, com apenas 27,2% da população …

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …