74 sírios retidos na Portela com passaportes falsos pediram asilo

Addictive Picasso / Flickr

foto:  Addictive Picasso / flickr

foto: Addictive Picasso / flickr

Os 74 passageiros de um voo proveniente da Guiné-Bissau, que hoje foram retidos em Lisboa por suspeita de uso de passaportes falsos, são de nacionalidade síria e tinham passaportes contrafeitos da Turquia, tendo pedido asilo ao diretor do SEF.

Fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras revelou à Lusa que são 74 os passageiros do avião proveniente de Bissau e que os mesmos estiveram até hoje à tarde retidos no aeroporto de Lisboa.

Entre os passageiros, acrescentou a fonte, estão 12 crianças. Uma das passageiras, grávida, foi levada para o hospital.

A mesma fonte disse ainda que o comandante do voo da TAP foi forçado a proceder ao embarque dos passageiros por parte das autoridades da Guiné-Bissau.

O voo TP202 da TAP proveniente de Bissau, na Guiné-Bissau, chegou a Lisboa às 06:33.

Em comunicado divulgado esta noite o SEF explicou que os 74 passageiros, que compõem várias famílias, solicitaram asilo político em Portugal.

“Os agora requerentes de asilo vão entrar em território nacional e ficar alojados em instalações disponibilizadas pela Segurança Social, enquanto decorre o período de instrução dos respetivos pedidos, informou o SEF, que acrescentou decorrerem as diligências para apurar as verdadeiras identidades dos passageiros, visto que foi confirmado que os passaportes eram falsos.

 

A presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito de Morais, confirmou que os 74 estrangeiros retidos no aeroporto de Lisboa, todos sírios, pediram asilo ao diretor do SEF.

Em declarações à TSF,  Teresa Morais explicou que, por este motivo, foi passada a estes sírios uma autorização de residência provisória, tendo todos sido admitidos em território português.

 

Autoridades de Bissau nada detetaram

 

As autoridades da Guiné-Bissau afirmaram não ter detetado nada de errado nos passageiros que embarcaram num avião na capital guineense e que hoje ficaram retidos no aeroporto de Lisboa, por suspeita de usarem passaportes falsos.O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português indicou que os detidos são de nacionalidade síria e tinham passaportes contrafeitos da Turquia.

Mamadu Cassama, diretor-geral adjunto do SEF guineense, confirmou que se trata de portadores de passaportes turcos.Mamadu Cassama disse que chegaram a Bissau em dois grupos, há alguns dias, oriundos de Marrocos, país em que 20 deles obtiveram visto de entrada na Guiné-Bissau.

Os restantes não tinham visto, alegando estar em trânsito (sem poder sair do aeroporto) em Marrocos, pelo que pediram vistos de turista ao chegar a Bissau, os quais lhes foram concedidos.

Segundo Mamadu Cassama, não havia nada que “os impedisse de entrar” no país.

Na segunda-feira “quiseram sair de novo”.

“Verificámos que os passaportes estavam legais” e que “já tinham feito o ‘check-in’ para o voo da TAP através da Internet”, referiu, remetendo outras responsabilidades para a companhia aérea.

Mamadu Cassama reconhece que a Guiné-Bissau faz o controlo de entradas e saídas com “limitação de meios”, mas recusa falar de “fragilidades” no sistema.

“Nós fazemos o nosso controlo devidamente como qualquer país no mundo”, concluiu.

/Lusa
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sem qualquer tipo de sectarismo ou racismo: O que Bissau fez a Portugal, foi muito bem feito… Talvez Portugal tenha que começar a tirar apontamentos deste tipo de situações e deixar de ser hipócrita e de estar com mão estendida com alguns países dos PALOP.

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …