/

Portugal já tem 70% da população vacinada com pelo menos uma dose

Manuel de Almeida / Lusa

Portugal atingiu esta sexta-feira, antes da data prevista, a meta de ter 70% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado.

Numa nota enviada às redações, o Ministério da Saúde anunciou que Portugal atingiu o objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose, ainda antes da data prevista.

“O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose, foi hoje atingido, antes ainda da data inicialmente prevista. Já foram administradas, em Portugal continental, cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar com pelo menos uma dose mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo”, lê-se na nota do Governo.

A meta foi atingida na semana anterior à prevista, uma vez que o vice-almirante Gouveia e Melo tinha apontado o período entre 9 a 15 de agosto para a alcançar — altura em que começam a ser vacinados os jovens entre os 16 e os 18 anos.

Além disso, se for tida em conta apenas a população com 16 ou mais anos em Portugal continental, “estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa”.

“O ritmo de vacinação das duas últimas semanas tem-se mantido elevado, com uma média acima das 80 mil vacinas administradas por dia e prevê-se que este ritmo possa vir a ser acelerado durante o mês de agosto, graças a uma maior disponibilidade de vacinas, resultado dos esforços de negociação do Governo Português. Assim, cumprindo-se as expectativas relativas ao calendário previsto de entregas em território nacional, deverão chegar quase três milhões de vacinas até ao final deste mês”, dá ainda conta o Governo.

Em declarações aos jornalistas, António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, destacou o feito: “Atingimos hoje, em Portugal Continental, 70% da população vacinada com primeiras doses e 60,5% da população com segundas doses. Este é um motivo de enorme esperança e confiança no futuro. Acima de tudo quer agradecer hoje a povo português a sua maturidade cívica, pela forma como encara a sua proteção e proteção dos outros também”.

Segundo o Sapo24, Lacerda Sales deixou ainda um agradecimento “a todos aqueles que estão envolvidos no processo de vacinação, desde a coordenação da task force aos profissionais de saúde”.

Sobre uma eventual terceira dose, reiterou as informações já transmitidas de que “essa hipótese ainda não está sobre a mesa”, acrescentando que é necessária “robustez científica e dados devidamente consolidados”.

Também esta sexta-feira, o responsável pela task force da vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, defendeu que “não há evidência científica, neste momento, para dizer que a terceira dose é necessária e, enquanto não houver evidência científica, não devemos começar a criar uma imagem que vem aí qualquer coisa e temos que ir já para uma terceira dose”.

Sofia Teixeira Santos, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.