7 deputados chamados a esclarecer eventual incompatibilidade no Parlamento

A Subcomissão de Ética chamou, esta sexta-feira, sete deputados a prestar esclarecimentos por um eventual conflito de interesses entre o seu trabalho na Assembleia com os cargos que ocupam em empresas que celebram contratos com entidades públicas.

Sete deputados foram, esta sexta-feira, notificados pela Subcomissão de Ética para prestar esclarecimentos. Em causa está uma investigação publicada hoje pelo Jornal Económico, que dá conta que este grupo de políticos poderão estar em situação de incompatibilidade.

Luís Montenegro, Virgílio Macedo e Paulo Rios de Oliveira (PSD) e Ricardo Bexiga, Renato Sampaio, José Rui Cruz e Luís Testa (PS) são os visados. O social-democrata Guilherme Silva também estava implicado no caso mas, como já não é deputado, ficou de fora.

Segundo o jornal, os deputados da Assembleia da República (AR) podem trabalhar em simultâneo para empresas que celebram contratos com entidades públicas, no entanto, não podem deter mais de 10% do capital social dessas empresas. É neste ponto que existe a suspeita de que o Estatuto dos Deputados poderá ter sido violado.

Questionado pelo diário, o presidente da Subcomissão de Ética, Luís Marques Guedes, já informou que as situações vão ser averiguadas.

“A Subcomissão de Ética, como lhe compete, solicitou aos deputados visados os esclarecimentos necessários para aferir das dúvidas que estão a ser colocadas. Na sequência dessa aferição, a Subcomissão de Ética responderá ao por si suscitado”, lê-se.

Aos jornalistas, o líder parlamentar do PSD disse que vai enviar ainda hoje os devidos esclarecimentos, porém, Luís Montenegro está “100% seguro de que não há qualquer tipo de incompatibilidade ou impedimento” na sua atividade profissional, cita o Observador.

Em causa estará o artigo 21.º do Estatuto dos Deputados, relativo a impedimentos. Os deputados estão impedidos de, “em regime de acumulação, sem prejuízo do disposto em lei especial” de, no “exercício de atividade de comércio ou indústria, direta ou indiretamente, com cônjuge não separado de pessoas e bens, por si ou entidade em que detenha participação relevante e designadamente superior a 10% do capital social, celebrar contratos com o Estado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …