/

Em Inglaterra, 60 clubes podem falir até ao próximo ano

A pandemia de covid-19 pode levar à falência de cerca de 60 clubes dos escalões ingleses mais baixos. O aviso é feito por Phil Hodgkinson, dono do Huddersfield Town, equipa do Championship, a segunda divisão inglesa.

“O problema não é se terminamos esta época ou não, é o que irá acontecer depois”, alertou Hodgkinson em declarações à BBC.

“Existe uma probabilidade absolutamente real de que, se não chegarmos a um acordo agora sobre o futebol para garantir que todos os clubes possam pagar as suas contas e chegar ao ponto em que entrará dinheiro, 50 ou 60 clubes deixando de existir. Se não chegarmos a um acordo, não haverá a tal pirâmide no futebol. Sei que há clubes que só conseguem manter a atividade porque estão a adiar o pagamento de salários, impostos e o pagamento a credores”, acrescentou.

Ao contrário de Portugal, em Inglaterra ainda se estuda um possível regresso do segundo escalão. Os clubes receberam autorização para regressar aos treinos em grupos a partir desta segunda-feira.

A ausência de receitas de bilheteira pode condenar os clubes de escalões mais baixos, sendo que esta é uma das suas principais fontes de rendimento. Além disso, Hodgkinson realça que os clubes estão a ter gastos imprevistos, como por exemplo os testes a jogadores e staff.

De acordo com o SAPO Desporto, o dono do Huddersfield recomenda um corto entre os 30 e os 50% no salário dos jogadores até que seja possível que os estádios voltem a receber adeptos.

O Huddersfield Town foi despromovido da Premier League na época passada, após terminar no último posto do campeonato. Esta época, os ‘terriers’ lutam pela manutenção, ocupando o 18.º lugar do Championship. O clube está a apenas três pontos da linha de água.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.